Qualidade da água e seu impacto na aquacultura sustentável

08 novembro 2022
-
5 minutos

Um dos pré-requisitos para uma aquicultura eficiente e viável é o crescimento promissor e saudável de seus animais. Para o produtor que busca uma otimização de seu sistema de produção, vale priorizar três fatores cruciais: nutrição balanceada, estratégias de gestão e técnicas de produção, que garantam assim uma produção económica e sustentável.

Como foco fundamental para gestão saudável de uma produção é a qualidade da água. Para maximizar o desempenho, é importante entender os requisitos das espécies cultivadas e seguir os procedimentos adequados de manejo da água.

 

Por que ter cuidados com água?

A água é o ambiente natural de todas as espécies da aquicultura. É nela que os animais irão realizar funções vitais como se reproduzir, crescer, se desenvolver e excretar fezes e urina. Muitas vezes, na aquicultura, os animais são criados sob altas densidades de estocagem. Isso geralmente os torna mais propensos a doenças, que podem ser difíceis de controlar e muitas vezes estão associadas as práticas de manejo incorreto.

 

O equilíbrio da nutrição, do meio ambiente e da saúde desses animais é altamente importante, e mudanças bruscas na qualidade da água muitas vezes levam a "situações de estresse" e à vulnerabilidade a muitos patógenos oportunistas – fatores ligados ao baixo crescimento e à sobrevivência.

 

Gestão da água: parâmetros ideais para assegurar a qualidade

Cada espécie aquática cultivada tem seus próprios parâmetros de qualidade da água dentro dos quais podem sobreviver, crescer e se reproduzir.

Entre os parâmetros, é importante monitorar regularmente os físicos (temperatura), químicos (pH, oxigênio dissolvido, amônia, nitratos e condutividade) e biológicos (bactérias, plâncton e parasitas) que determinarão a qualidade da água. A importância de cada fator, o método de determinação e a frequência de monitoramento dependem do tipo de sistema de produção e intensidade adotados.

 

Dentro desses limites de tolerância, uma espécie também terá uma faixa ideal, da qual se desenvolverá melhor e uma fora, do qual o seu desempenho diminuirá.

 

Hoje, é aconselhado usar os seguintes parâmetros de água para avaliar seu sistema de produção e manter as condições dentro da faixa ideal:

Parâmetro

Unidade

Alcance ideal

Temperatura

ºC

Variações entre espécies

Oxigênio dissolvido (DO)

ppm

>3 e 5, para a maioria das espécies de água quente e fria, respectivamente

Turbidez (transparência)

cm

Tipicamente entre 30-60, variando entre espécies

Total de sólidos suspensos

mg/L

<20

Amônia (NH3)

mg/L

<0.02-0.05

Amônio (NH4)

mg/L

<0.4

Nitrito (NO2)

mg/L

<1-2

Nitrato (NO3)

mg/L

<300

pH

 

6.5-8.5

Alcalinidade

mg/L CaCO3

50-300

Dureza

mg/L CaCO3

>40, mas de preferência > 100

Dióxido de carbono

mg/L

<10

Salinidade

ppt

De acordo com a espécie, tipicamente <0,5-1 para espécies de água doce

Cloro

mg/L

<0.02

Ácido sulfídrico

mg/L

Nenhum nível detectável

Fundo do tanque – a chave para uma boa qualidade da água

Em sistemas de criação em tanque escavado, lagoas e reservatórios, o fundo, área com resíduos químicos e sólidos, desempenha um papel importante na qualidade geral da água. No entanto, problemas de qualidade do solo são comuns na aquicultura, razão pela qual é importante aplicar certos métodos ou técnicas de manejo no preparo e durante o período de produção.

Estes incluem melhorar a compactação, acidez e oxidação do solo, bem como a correta calagem e secagem das lagoas. A remoção de resíduos através de descarga ou uso de probióticos, que irá contribuir através da redução das concentrações de matéria orgânica, de nitrogênio e de fósforo, e inibir o crescimento de patógenos.

Uma abordagem prática e objetiva

Nosso programa Natural Power lhe guiará pelas diferentes etapas necessárias para otimizar a qualidade da água ofertada para seus animais, mas isso não é tudo: ao reunir uma variedade de abordagens de gerenciamento e nutrição, Natural Power fornecerá as ferramentas necessárias para melhorar a saúde e o desempenho animal em sua produção, apoiando o uso consciente dos antibióticos.

Saiba mais sobre o programa Natural Power