Como um rúmen equilibrado melhora a saúde de seus animais
Nuno Rodrigues
Gerente de Produto - Ruminantes
Para uma fazenda funcionar bem, ela tem que ser saudável. O mesmo vale para os animais em uma fazenda. Animais saudáveis são mais eficientes, resultando em produção de leite e carne ideais. Produções elevadas resultam também num aumento de satisfação no trabalho do produtor pecuário. Um dos fatores que contribui para a boa saúde animal, é um rúmen bem equilibrado. Então, o que você precisa fazer para garantir que seus animais tenham rúmens saudáveis?
Como identificar problemas no rúmen
Problemas no rúmen podem ser causados por uma variedade de fatores. Os especialistas da De Heus se deparam regularmente com casos de acidoses ruminais, por exemplo. Essa é provavelmente a doença metabólica mais comum do rúmen, sendo causada por um desbalanço entre fibra e carboidratos da dieta. Na prática, falta fibra efetiva para estimular ruminação e manter o ambiente ruminal saudável, além de um equilibro da quantidade e velocidade da degradação ruminal dos carboidratos com as proteínas.
Você pode identificar riscos de acidose na fazenda usando os sentidos de toque, visão e cheiro. Tome cuidado com forragens muito picadas e finas, com baixo teor de matéria seca e, no caso das silagens, cheiro forte e ácido. Se você identificar alguns desses sinais, provavelmente precisará ajustar a dieta dos animais. Se você falhar em identificar esses sinais, busque por outros sinais típicos de acidose nos seus animais. O sinal mais fácil de identificar é a mudança na consistência das fezes. No caso de estágios mais avançados os animais podem começar a espumar pela boca e a deitar-se com a cabeça voltada para o rúmen.
Outra mudança potencial é uma queda na produtividade do animal sem motivo aparente, quer em leite em vacas leiteiras ou ganho de peso num confinamento. Se o rúmen permanecer instável por um período prolongado, pode haver efeito negativo na fertilidade das vacas e causar problemas nos casos de uma maneira generalizada.
O que fazer?
Se você perceber esses tipos de mudanças, consulte um especialista da De Heus para te ajudar. Juntos podemos encontrar alternativas para ajustar a dieta de seus animais. Podemos começar avaliando opções de volumoso, alimentos de fermentação mais lenta e mais fibrosos ou até o uso de aditivos que promovam a saúde ruminal.
O que mais afeta o rúmen?
Qualquer situação que envolva mudanças para o animal, pode potencialmente perturbar o equilíbrio ruminal. Situações estressantes em particular podem potencializar a incidência de acidose ruminal, como o stress térmico ou hídrico. No caso das vacas de leite, o próprio parto pode potencializar disturbios metabólicos do rúmen. Vacas que pariram recentemente consomem menos volumoso (e, portanto menos alimentos ricos em fibra), porque podem não ter se recuperado totalmente do período de transição. Isso leva a uma ingestão baixa de fibra e a um subaproveitamento do poder fermentativo do rúmen, resultando em uma mobilização das reservas corporais da vaca.
Você pode ajudar essas vacas estimulando o consumo de alimentos e garantido que elas consumam fibra suficiente. O período seco é essencial para estimular a capacidade de ingestão do animal durante o período de transição. Preparar as vacas adequadamente durante esse periodo, proverá o apoio que precisam.
Uma abordagem prática e direcionada
A abordagem Natural Power da De Heus foi desenvolvida para ajudá-lo a manter o equilíbrio ideal de seus animais e melhorar consistentemente a saúde animal em sua fazenda. Nosso programa prático Natural Power, conecta todo este conhecimento e muito mais para fornecer a você as ferramentas necessárias para melhorar o desempenho animal em sua fazenda, apoiando o uso responsável de antibióticos.
Clique aqui para saber mais sobre o programa Natural Power ou fale com um de nossos especialistas em Ruminantes para mais informações.
Fale com nossos especialistasAbout the author
Nuno Rodrigues
Gerente de Produto - Ruminantes