Black Jaguar Foundation

Acompanhe a evolução do processo de restauração do Corredor de Biodiversidade do Araguaia

Início da parceria entre De Heus e Black Jaguar Foundation

Em agosto de 2021, a De Heus Nutrição Animal assinou uma parceria de longo prazo com a Black Jaguar Foundation e, desde então, temos orgulho em contribuir e fazer parte de um dos maiores projetos de reflorestamento da América do Sul. O Corredor de Biodiversidade do Araguaia, no centro do Brasil, terá extensão total de 2.600 quilômetros e largura de até 40 quilômetros, conectando dois dos mais importantes ecossistemas do mundo: a floresta Amazônica e o Cerrado.

Inspire-se com essa história que já está gerando grande impacto no mundo!

O plantio de 2023 já está em pleno andamento e algumas das atividades que apoiamos, principalmente a de aproximar e conscientizar produtores, possibilitando sua parceria com o projeto, estão sendo realizadas e estão a todo vapor!

Contribuindo para um futuro melhor

Uma visão geral da temporada de plantio da BJF


O Corredor de Biodiversidade do Araguaia em números

Somos apoiadores de um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo! Só podemos alcançar isso quando tratamos os produtores como aliados. Isso é o que admiramos na Black Jaguar Foundation: o trabalho conjunto que realizamos para aproximar produtores da missão de restauração do Corredor da Biodiversidade do Araguaia.


Rede de Sementes do Araguaia

Com o apoio da De Heus, ao longo do último ano, a equipe da Black Jaguar Foundation trabalhou arduamente para tornar a Rede de Sementes do Araguaia uma realidade!

Em 2022, o primeiro ciclo completo de treinamento e assistência técnica foi concluído com 35 coletoras e coletores ativos e mais de 600 kg de sementes de 20 espécies nativas adquiridas.

Estes excelentes resultados já contribuíram para a atual temporada de plantio: as sementes coletadas pela Rede de Sementes do Araguaia foram fundamentais na produção de mudas do viveiro de Santana do Araguaia.


Agosto 2022: visitando o Corredor de Biodiversidade do Araguaia

A equipe da De Heus pôde conhecer de perto cada uma das etapas que tornam possível o processo de restauração ecológica realizado pela BJF - desde a preparação do substrato, tubetes, preparação das sementes até o plantio - para as quais estamos contribuindo atualmente. Nossa equipe também ficou incrivelmente feliz em ver de perto o viveiro de grande escala em Santana do Araguaia (PA), retornando com os corações repletos de esperança por um futuro melhor e mais sustentável!


Julho 2022: conheça os viveiristas!

É hora de compartilhar algumas fotos da equipe de campo. Eles estão fazendo um ótimo trabalho no último viveiro! O terceiro viveiro do projeto BJF terá capacidade para produzir cerca de 500.000 mudas anualmente. 


Maio 2022: Coletivo de Sementes

A coleta de sementes é uma etapa vital para a restauração ecológica nos processos conduzidos pela BJF e garante não só fornecimento de sementes para o viveiro como também para a aplicação da técnica de restauração de semeadura direta por meio da chamada "muvuca" - uma mistura de sementes de espécies arbóreas, arbustivas e leguminosas de adubação verde que é lançada sobre o solo devidamente preparado.

Com o apoio da De Heus, a BJF está fomentando coletivos de sementes locais, que estão recebendo o devido treinamento e suporte da equipe técnica do projeto. Não apenas comunidades locais, como povos indígenas da região de Santana do Araguaia, estão coletando, de forma sustentável, as sementes nativas para cultivo de mudas sadias, trazendo importantes benefícios socioeconômicos e promovendo a geração de renda para as famílias que vivem nas proximidades do Rio Araguaia - sendo que muitas delas também estão engajadas nas etapas de plantio e manutenção.


Maio 2022: capacitação de Brigadistas Voluntários

Na região de Santana do Araguaia (PA) e Caseara (TO), os incêndios florestais durante a estação seca são um evento recorrente, infelizmente. 

Não só a região carecia de brigadistas voluntários, como muitos não tinham formação e/ou havia grande falta de material para apagar e controlar os incêndios. Por isso, vários treinamentos com o Corpo de Bombeiros foram realizados em Santana do Araguaia (PA).

A BJF tem muito cuidado em treinar as pessoas para prevenir incêndios, principalmente com o intuito de mantê-las em segurança.

Ao mesmo tempo, ensinar novas habilidades às pessoas e dar-lhes novas ferramentas, fortalece seus meios de subsistência, bem-estar e senso de comunidade - um grande ganha-ganha, que está sendo possível graças ao apoio contínuo de parceiros, como a De Heus.


Maio de 2022: temporada de plantio 2021/2022

A temporada de plantio está chegando ao fim. A equipe de campo da BJF têm trabalhado duro para plantar o máximo possível de árvores nativas antes que a janela de plantio se feche. Confira alguns registros das pessoas que atuaram no plantio durante a temporada!

Temporada de plantio 2021/2022


Março 2022: contribuição para o funcionamento do novo viveiro

Nosso apoio ao funcionamento do novo viveiro de grande escala em Santana do Araguaia (PA), possibilitará o início da produção de mudas durante todo o ano para o plantio na época das chuvas, gerando muitos outros impactos sociais, econômicos e educacionais.

  • Capacidade: 500.000 mudas nativas por ano
  • Núcleo do conhecimento: capacitação para o trabalho e educação ambiental ministrada pela equipe BJF
  • Operação sustentável: energia solar e reutilização total da água

Dezembro 2021: apoiamos a construção do novo viveiro

A construção do novo viveiro de Santana do Araguaia (PA) está em andamento, e a equipe de campo está trabalhando duro nos preparativos. Este novo e empolgante empreendimento fará uso de 3,6 hectares de terra para cultivar cerca de 500.000 mudas nativas por ano.

Parceria entre De Heus e Black Jaguar Foundation

Para apoiar a Black Jaguar Foundation em sua missão de plantar 10 milhões de árvores até 2025 para ajudar a proteger e aumentar a biodiversidade no corredor entre a floresta Amazônica e o Cerrado, a De Heus fará, de forma global, uma contribuição anual para este projeto. Esta contribuição está alinhada com os Objetivos Globais de Sustentabilidade da empresa - quatro ambições que mostram o compromisso em lidar com algumas das questões de sustentabilidade associadas à indústria de alimentos e à produção de proteínas animais.