Sustentabilidade

Cuidando da próxima geração

Sustentabilidade

Na De Heus, contribuímos para a disponibilidade e acessibilidade sustentável de alimentos seguros e saudáveis em todo o mundo. Fazemos isso com o maior cuidado com o clima, meio ambiente e bem-estar animal.

De acordo com as projeções de crescimento populacional mundial feitas pelo World Resources Institute (WRI), até 2050 seremos quase 10 bilhões de pessoas. Isso levará a um aumento de mais de 50% na demanda global por alimentos e de quase 70% na demanda por alimentos de origem animal. Além disso, a necessidade de alimentos seguros e saudáveis também continuará a aumentar.

Alimentar o mundo sem destruí-lo é a grande questão dessa metade do século. O estudo analisou soluções para responder a três desafios principais: a segurança alimentar de 10 bilhões de pessoas em 2050, a redução das emissões de gases-estufa e o controle da expansão das terras agrícolas sobre áreas de preservação.

Este é um desafio para os agricultores e as empresas responsáveis ​​pelas cadeias produtivas de alimento no mundo. Um desafio que devemos enfrentar nas próximas décadas.

Produção sustentável de alimentos

Produzir alimentos seguros e saudáveis ​​para uma população de 9,8 bilhões de pessoas exige um olhar crítico para as cadeias de produção de alimentos das quais fazemos parte. O World Resources Institute (WRI) indica que até hoje, centenas de milhões de pessoas permanecem com fome. A agricultura já usa quase metade das terras com vegetação do mundo e gera um quarto das emissões anuais de gases do efeito estufa. Estes são os desafios pelos quais nos responsabilizamos.

Aumento da produção de alimentos

Para atender à demanda esperada por alimentos seguros e saudáveis nos próximos anos, precisamos que nossas cadeias produtivas de alimentos se tornem mais eficazes e sustentáveis. Devemos intensificar as práticas agrícolas nos países onde o setor agrícola é menos desenvolvido para reduzir o desmatamento, aumentar rendimentos em terras improdutivas, promover o desenvolvimento econômico e reduzir a pobreza. Ao mesmo tempo, devemos melhorar a sustentabilidade das práticas agrícolas em países onde o setor agrícola é altamente desenvolvido para impulsionar a inovação e minimizar os efeitos negativos sobre o clima, o meio ambiente e as comunidades locais.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados em 2015 pela Organização das Nações Unidas como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Trata-se de uma agenda de ação até 2030, com 17 Objetivos e 169 metas construídas sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os ODS são integrados e indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Eles estimularão a ação para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta e abrangem um conjunto mais amplo de temas que os ODM no que diz respeito à saúde.

Na De Heus, temos orgulho de contribuir para a realização destes objetivos e para orientar melhor nossas atividades na jornada rumo à sustentabilidade, desenvolvemos nossa própria estratégia - o programa de Responsible Feeding, com base nos ODS e na
combinação de nossos pontos fortes com um olhar mais atento sobre os escopos de nossas atividades.

Iniciar novas operações em países onde o setor agrícola ainda está se desenvolvendo gera oportunidades para os agricultores locais, que têm acesso a rações de alta qualidade ou podem vender matérias-primas localmente. Isso fortalece as economias locais e atua como um volante para o desenvolvimento das comunidades locais. A inauguração da primeira fábrica polivalente de produção de alimentos para animais por uma empresa europeia no Gana no outono de 2020 é um exemplo desta contribuição.