“Nossa produção aumentou muito desde que adotamos o Sistema Compost Barn em nossa propriedade” - José Carlos Reis, Brasil

16 set 2020

José Carlos Reis é a segunda geração de produtores de leite de sua família. Desde muito novo ajudou seu pai nas atividades da fazenda e juntos tocavam os negócios, comercializando gado e produzindo um pouco de café. Assim que o pai adoeceu, ele assumiu totalmente a liderança da atividade familiar e foi expandindo aos poucos, dando continuidade ao sonho do pai.

Localizada em Três Pontas/MG, a fazenda Rancho Grande possui 2.200 hectares voltados à pecuária e a agricultura. José Carlos conta com o apoio dos filhos, que também prosseguiram no mesmo caminho, buscando capacitação para contribuírem com a expansão do negócio da família, já na terceira geração de leite. “Com o apoio deles, continuamos crescendo o negócio. Recentemente começamos a plantar cereais e continuamos trabalhando para construir um rebanho de qualidade”, diz José Carlos.

Atualmente, com cerca de 275 vacas em lactação, a fazenda Rancho Grande trabalha com animais da raça Girolando e Holandês, mas o objetivo é tornar o rebanho 100% Holandês PO nos próximos anos.

Um tour pela propriedade

Reprodução, nutrição e genética: a base para excelentes resultados

Bruno, médico veterinário e um dos filhos de José Carlos, relata que inicialmente a propriedade não tinha uma produção tão intensificada, porém a medida em que foram investindo em reprodução, nutrição e genética de qualidade, perceberam que poderiam ampliar o nível de produção e, com isso, vieram muitos desafios.

Um destes desafios foi a adaptação dos animais ao Compost Barn, pois anteriormente eram criados a pasto. O outro, foi o aumento da mastite durante o verão (período de chuvas no Brasil), o que gerou um grande prejuízo financeiro. O investimento era alto e eles temiam que todas as tecnologias não funcionassem, mas o apoio da De Heus foi essencial para reverter tudo isso.

De uma produção média diária de 21 litros para 31,5 litros de leite

A família Reis atingiu uma produção média diária de 31,5 litros de leite no último ano, sendo que as anteriores não passavam de 21 litros, havendo aumento de cerca de 57,5% na produção. Apesar das estratégias de nutrição e saúde, uma ferramenta importante para o aumento da produção de leite foi o sistema Compost Barn. “Para manter os animais saudáveis, é preciso cuidar bem da cama. Os materiais da cama, como a serragem e a palha de café são muito caros, mas sai muito mais caro para perder a saúde das vacas”, disse Bruno.

Confiança e parceria

A parceria entre a fazenda Rancho Grande e a De Heus começou há quatro anos. De acordo com a família Reis, a De Heus disponibiliza conhecimento técnico e produtos que podem solucionar problemas em um curto espaço de tempo.

“A equipe técnica da De Heus trouxe informações e soluções nutricionais essenciais para um melhor desempenho dos animais e também o conhecimento técnico que precisávamos para alcançar resultados superiores, contribuindo para as tomadas de decisão, no monitoramento e interpretação de dados - o que proporcionou a nossa família uma visão diferente sobre como administrar os negócios de forma eficiente”, finaliza Reis.