Desenvolvimento saudável dos suínos: tudo começa logo após o nascimento

Henrique Cozer

Formulador de Suínos

06 julho 2023
-
3 minutos

“Um bom começo é metade da batalha”, essa citação de Platão resume o que precisa ser feito para mantermos os suínos saudáveis. Dar aos leitões o melhor início de seu ciclo produtivo possível, garante um animal mais robusto; uma vez que é menos dependente de antibióticos, e capaz de suportar os desafios ao longo da vida.

O poder natural do animal

O leitão recém-nascido tem um sistema imune imaturo e baseia-se na imunidade materna para continuar saudável. Isso requer uma ingestão suficiente de colostro de boa qualidade equivalente a 100g por leitão dentro das avaliações regionais em sistema de Colostro Scan.

Se as fêmeas estiverem saudáveis e bem alimentadas, então o volume de colostro, ou a quantidade de anticorpos que o colostro contém, é provavelmente suficiente para entregar a imunidade necessária aos leitões. Os leitões então vão estar protegidos durante as primeiras semanas de vida. Além disso, o manejo do colostro após o nascimento tem um impacto significante na imunidade recebida dos leitões e não deve ser comprometida.

 
E tem mais

Além de proporcionar imunidade, os nutrientes passados pela porca também estimulam o desenvolvimento do intestino e outros órgãos essenciais, que são necessários para um bom crescimento e performance ao longo da vida. Leitões com uma maior ingestão de nutrientes passam por um melhor desenvolvimento do trato gastrointestinal, tornando essencial estimular a ingestão de nutrientes logo após o nascimento. Isso pode ser feito estimulando a produção de leite pela fêmea, o consumo de leite pelo leitão e incentivando o consumo de nutrientes via ração para os leitões na maternidade.

O estímulo de ingestão de nutrientes via ração começa com uma ração de alta qualidade. Ela deve ser de fácil digestibilidade e com uma composição consistente. A estratégia certa de arraçoamento vai ajudar a otimizar o consumo de ração e o desenvolvimento desse animal jovem, preparando para o resto de sua vida. Por último, mas não menos importante, o impacto da gestão efetiva da sanidade não deve ser subestimado. Animais mantidos em boas condições sanitárias e ambientais, são mais ativos e propensos a comer mais ração. Boas condições incluem baixa pressão de infecção, boa higiene, temperatura correta, sem correntes de ar e ventilação adequada.

 
Efeitos de longo prazo

Animais que iniciam a vida em condições ideais, são mais preparados para enfrentar futuros desafios. Isto significa que, eles se manterão saudáveis e crescerão melhor, portanto, terão uma melhor produção em comparação com animais que experimentam um início inadequado. Cuidar bem dos animais jovens desde o seu nascimento, em todos os aspectos produtivos, vale a pena no final.

Uma abordagem prática e direcionada

O programa Natural Power reúne estratégias de manejo para ajudá-lo a melhorar a saúde e otimizar o desempenho de seus animais, com o uso responsável de antibióticos.

Saiba mais sobre o programa Natural Power
About the author

Henrique Cozer

Formulador de Suínos