Como estratégias alternativas de DCAD podem reduzir problemas de transição

23 fevereiro 2021

Pesquisadores encontraram uma maneira para que os produtores obtenham maior lucratividade e um rebanho mais saudável, formulando dietas adequadas para as suas vacas.

Muitos produtores utilizam a Diferença Cátion-Aniônica da Dieta (DCAD) para reduzir a incidência de hipocalcemia (subclínica) ou o baixo nível de cálcio no sangue. A estratégia envolve na adição de sais aniônicos à ração durante as últimas duas ou três semanas anteriores ao parto. Isso leva a uma melhora na homeostase de cálcio – processo no qual o corpo mantém as concentrações adequadas de íons de cálcio, próximo ao parto.

Uma estratégia alternativa

Na De Heus, encontramos uma maneira mais eficiente de diminuir a hipocalcemia em seu rebanho. Utilizamos uma redução mais intensa do DCAD durante a fase de secagem, em vez de reduzi-la entre o período seco e o pré-parto. A pesquisa mostrou que esse nível mais baixo de DCAD leva a menor incidência de casos de hipocalcemia e melhora a transição de suas vacas para a próxima lactação.

Em um estudo realizado com a Universidade de Wageningen, foram avaliados diferentes valores de DCAD na dieta de vacas secas. Um dos grupos foi alimentado com dieta considerada controle, contendo 200 mEq por kg de MS, enquanto os demais grupos tiveram seu conteúdo de DCAD reduzido para 0 mEq ou -190 mEq por kg de MS no período seco. Observou-se que o grupo com a maior redução na DCAD teve significativamente menos casos de hipocalcemia subclínica (HCSC), hipocalcemia clínica e doenças totais e não apresentaram redução na ingestão de matéria seca ou produção de leite.

O ponto de partida

Vacas com HCSC são mais propensas a desenvolver outros problemas de saúde. Isso significa que é melhor prevenir do que remediar e ainda ressaltamos o quão importante é obter o equilíbrio nutricional adequado para seu rebanho. A De Heus, descobriu que uma redução mais intensa no DCAD pode melhorar os níveis de cálcio de suas vacas. E como os benefícios de saúde resultantes também trazem vantagens econômicas significativas, tudo isso contribui para um desempenho adequado para sua fazenda.

Saiba mais sobre o Plano PreLacto ou entre em contato os nossos especialistas.

Fale com os nossos especialistas