
Gerente de Negócios - Aves na De Heus Brasil
O setor avícola brasileiro vive um de seus melhores momentos nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil produziu 14,9 milhões de toneladas de carne de frango em 2024 e exportou cerca de 5,2 milhões de toneladas, consolidando sua posição como maior exportador mundial. No segmento de postura, o consumo per capita de ovos atingiu 259 unidades, refletindo a crescente valorização desta proteína pelo consumidor.
Atualmente, a avicultura é responsável por mais de 40% da produção total de proteína animal no Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e responde por mais de R$ 100 bilhões em faturamento anual, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O crescimento sustentado, no entanto, exige atenção ao custo dos insumos e à estabilidade da oferta, temas que também fazem parte da agenda de atuação da multinacional holandesa De Heus no país, uma das maiores empresas de nutrição animal no mundo.
Atenta a este cenário, a De Heus vem ampliando progressivamente sua presença e seu portfólio de soluções nutricionais para o mercado avícola brasileiro desde 2012 – ano em que iniciou suas operações no país. No último ano, a empresa reestruturou o seu modelo de atuação e fortaleceu a equipe técnica da área de avicultura, com foco em um atendimento ainda mais próximo ao produtor.
Este é um momento importante para avançarmos em tecnologia, atendimento técnico e estrutura organizacional para apoiar esse crescimento do setor, pois a demanda está aquecida e a oferta está equilibrada, o que permite ao produtor se capitalizar e investir.
Expansão regional e alianças estratégicas
Entre as novidades anunciadas pela empresa no país estão parcerias comerciais estratégicas com cooperativas e distribuidores em estados-chave para a avicultura brasileira. A De Heus firmou acordos com a Nater Coop (Espírito Santo), Samaria (unidades de Fortaleza e Pernambuco), Multicamp (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba), Repral (Rio de Janeiro), além de uma nova frente com a SMC TFAILE, em Bastos (SP), um dos maiores polos de produção de ovos da América Latina.
Outro destaque é a ampliação da parceria com a BFG, voltada à capilarização da linha de postura no Nordeste – uma região estratégica e em crescimento acelerado no consumo e produção de ovos comerciais. Já no estado de São Paulo, a parceria com a Louveira Representações fortalece a presença regional da De Heus, garantindo proximidade com os produtores e atendimento técnico especializado.
“Essas alianças fortalecem nossa presença no campo e garantem atendimento próximo, técnico e personalizado. O Brasil tem uma das aviculturas mais modernas do mundo e os produtores merecem um suporte à altura”, diz Toledo.
Inovação e compromisso com a avicultura
Além de ser reconhecida por suas soluções nutricionais, com foco em inovação e performance produtiva, a De Heus Brasil também aposta na transferência de conhecimento técnico e na disseminação de boas práticas globais para os produtores brasileiros, visando aspectos fundamentais, como a sanidade, manejo e ambiência.
Para Toledo, a questão da sanidade, por exemplo, continua sendo um ponto crítico, que precisa estar no centro da agenda do setor. “Devemos manter o status sanitário como um de nossos maiores tesouros. A influenza aviária e outros desafios respiratórios exigem vigilância permanente. Por isso, estamos sempre atentos e engajados nesse esforço coletivo com produtores, autoridades e o mercado”, reforça o profissional.