Granja Terranova vence premiação no “Melhores da Suinocultura Agriness” com uso da nutrição De Heus

12 maio 2025
-
7 minutos

Em um ano, a produtividade saltou de 27,6 para 31,8 leitões desmamados/fêmea/ano, com a linha nutricional da empresa, em parceria com a distribuidora boliviana Union Agronegócios

Nos dias 8 e 9 de maio, a cidade de Balneário Camboriú (SC) foi palco do Agriness Next 2025, o mais importante encontro latino-americano dedicado à inovação e gestão na produção animal. Realizado no Expocentro, o evento reuniu profissionais de toda a cadeia produtiva para discutir os impactos da transformação digital, o uso estratégico de tecnologias e as novas perspectivas para o aumento da eficiência no campo, com o tema “Inteligência Artificial e Humana”.

Entre os destaques da programação esteve a tradicional premiação “Melhores da Suinocultura Agriness”, que neste ano consagrou o cliente da Union Agronegócios, parceira de negócios da De Heus na Bolívia, Hugo Roca, proprietário da Granja Terranova, como o grande vencedor na categoria Granja Evolução DFA, envolvendo países além do Brasil que participam do benchmark.  

Este prêmio reconhece granjas que apresentaram uma evolução consistente em seus indicadores produtivos e foi exatamente isso que a granja boliviana demonstrou. Entre 2022 e 2024, a produtividade saltou de 27,6 para 31,8 leitões desmamados por fêmea ao ano, o que a posicionou entre os principais casos de sucesso da suinocultura na América Latina. A conquista obtida pela Granja Terranova também representa um grande marco para a suinocultura boliviana.

 

 

Excelência nos resultados: nutrição que faz a diferença

Segundo Hugo Roca, proprietário da Granja Terranova, o desempenho é resultado de um conjunto de medidas técnicas e estratégicas adotadas nos últimos anos. “Os principais fatores foram a adoção de uma nova genética, aliada ao manejo adequado e à nutrição da De Heus, que nos permitiram esse salto significativo”, destacou o produtor.

Roca conta que a virada produtiva se consolidou com o início da parceria estabelecida com a De Heus, em maio de 2024. Desde então, a granja, que atualmente possui 250 matrizes, passou a adotar a linha de nutrição da empresa, com suporte técnico e ferramentas de adequação nutricional oferecidos pela parceira de negócios local, Union Agronegócios. “Trabalhamos com 100% da nutrição De Heus. O suporte técnico é muito profissional, e o programa Pig Money foi de grande ajuda na adequação das necessidades da granja aos níveis nutricionais ideais”, reforçou Roca, que também atua como Gerente Comercial da Union Agronegócios, distribuidora oficial da multinacional holandesa na Bolívia.

Para Filipe Santos, Supervisor Técnico Comercial de Exportação da De Heus Brasil, o reconhecimento obtido em um evento tão renomado como o Agriness Next, é de grande importância para a companhia, pois reforça o seu compromisso em promover uma suinocultura de alta performance. “A conquista do nosso cliente na Bolívia é reflexo direto da confiança nas soluções da De Heus. Em pouco tempo, os resultados superaram as expectativas, mostrando o impacto real de uma nutrição de alta performance. Para nós, é motivo de orgulho ver nossos clientes crescerem junto conosco e isso tudo só foi possível a partir de grandes parcerias, como a Union Agronegócios, que tem nos ajudado a crescer cada vez mais na Bolívia”, afirmou o supervisor.

 

Ganhos para a suinocultura boliviana 

A Union Agronegócios, distribuidora e parceira da De Heus no país, também enfatizou o papel estratégico da nutrição de precisão na valorização técnica da produção suína boliviana e nos resultados da Granja Terranova, reforçando o potencial de crescimento da suinocultura no país e na América Latina como um todo. “As tecnologias são bem-vindas, pois permitem ao produtor melhorar os seus índices produtivos e econômicos – e em nutrição ainda mais – já que este é um custo diário. Santa Cruz foi oficialmente declarada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como uma região Livre de Peste Suína Clássica sem vacinação, o que abrirá mercados internacionais, algo que os produtores vêm se preparando há anos para conquistar. A Granja Terranova é um desses exemplos e, por isso, a assistência técnica e o acesso a produtos inovadores e de alta precisão agregam valor. O desafio foi aceito pelos produtores e a Union Agronegócios está comprometida em ser um aliado estratégico para levar a indústria suinícola a novos níveis produtivos, sustentando a economia da região e do país”, finalizou Remy Montaño, Gerente de Marketing da Union Agronegócios.