Crianças vivenciam o dia a dia da pecuária leiteira durante ação inédita do projeto De Heus Kids no Paraná
Ensinar as crianças sobre como as principais proteínas presentes nas mesas das famílias são produzidas, de forma leve e educativa, é o grande objetivo do De Heus Kids – projeto inovador da multinacional holandesa De Heus, referência global em nutrição animal, que busca reduzir a lacuna de conhecimento entre o campo e as novas gerações de consumidores.
Promovendo o conhecimento sobre a origem das proteínas animais desde cedo
Soraya Vedana, Gerente de Marketing da De Heus Brasil, destaca a importância de educar a geração futura sobre a produção sustentável de alimentos. "Achamos importante que a geração futura aprenda e se interesse em saber como é a produção sustentável de alimentos, o porquê ela é tão importante e quem está por trás deste trabalho, para que as crianças conheçam as principais espécies da produção animal e a forma como são criadas em seus diferentes sistemas de produção", explica a profissional.
A iniciativa, que inclui uma plataforma online com conteúdo didático e interativo – www.deheuskids.com.br – acaba de ser vivenciada por completo, aliando os conhecimentos proporcionados pela interação das crianças com o website à prática no Brasil, com a etapa chamada de “visita à fazenda”. A proposta agora é aproximar as novas gerações da realidade do setor pecuário de maneira presencial também, conscientizando-as sobre a importância da cadeia produtiva de proteína animal, especialmente o papel de relevância dos produtores e de uma nutrição animal de qualidade, por meio de apresentações dos consultores e técnicos da De Heus Brasil nas escolas e experiências práticas nas fazendas dos clientes da companhia.
A primeira escola escolhida para a realização das atividades presenciais do projeto De Heus Kids foi o Colégio Santa Maria Madalena Postel, localizado na cidade de Manoel Ribas (PR). Alunos com idade entre 5 e 6 anos puderam vivenciar a pecuária leiteira por meio de uma experiência imersiva e inédita promovida pelo projeto, combinando o aprendizado teórico com a visita a uma fazenda local.
A programação começou no colégio, onde as crianças puderam conhecer o site De Heus Kids e curiosidades sobre a cadeia produtiva do leite. Em seguida, os alunos visitaram a Leiteria Schotten, propriedade dos produtores Leomar, Luzia e Luciana Schotten, clientes da De Heus Brasil. No local, os pequenos vivenciaram de perto o dia a dia de uma bezerra até que se torne uma vaca, conhecendo também o cuidado com os animais em diferentes fases, a mudança de dieta líquida para sólida até o processo de ordenha do leite, demonstrando grande curiosidade e entusiasmo quanto às descobertas proporcionadas pela experiência De Heus Kids.
A professora Priscila Maria dos Santos, que acompanhou os alunos durante as atividades, destacou o impacto educativo desta ação. “Como educadora, realmente valorizo projetos que ampliem os conhecimentos e experiências das crianças, integrando práticas lúdicas ao processo de aprendizado para que se tornem cada vez mais conhecedoras de diferentes realidades e papeis na sociedade. É muito importante que elas compreendam como os alimentos chegam aos supermercados e às nossas mesas”, afirmou a profissional.
Marcos Schoten, médico-veterinário e Representante Comercial da De Heus no estado do Paraná, colaborou para que a iniciativa chegasse ao colégio e destacou o impacto da ação da companhia para as novas gerações. "O projeto De Heus Kids chamou minha atenção por ser uma grande oportunidade de levar conhecimento para as futuras gerações, destacando o nosso papel de importância na cadeia produtiva de proteína animal. Eu sou pai e vejo muitos produtores que desejam que os seus filhos se orgulhem do que fazem ou que se interessem por dar continuidade ao negócio da família no agro, realizando a sucessão. Com certeza essa é uma forma de aproximá-los desde cedo e fazê-los compreender a complexidade que existe até que o alimento chegue às famílias com qualidade e segurança", disse o Representante.
Já Luciana Schotten, proprietária da Leiteria Schotten, reforçou a relevância da ação para a valorização da cadeia leiteira. "Fico muito feliz em receber uma iniciativa como o De Heus Kids em nossa propriedade, pois acredito que aproximar as crianças da realidade do campo e mostrar como é feita a produção leiteira para a sociedade é algo muito importante. E este tipo de projeto valoriza o nosso trabalho e desperta o interesse dos mais jovens pelo setor agropecuário. Por isso, foi um prazer contribuir", enfatizou a produtora.
Informações acessíveis às próximas gerações
Conheça o De Heus KidsDe Heus Kids: educando as novas gerações de consumidores através de vivências no campo
Criado originalmente na Holanda, o projeto De Heus Kids é uma das iniciativas educacionais mais inovadoras do agronegócio nacional. Presente no Brasil desde 2022, o projeto, que inicialmente oferecia somente o aprendizado digital por meio de seu website, expandiu suas atividades em 2024 e passou a contar com a realização de visitas presenciais, como a que ocorreu no Colégio Santa Maria Madalena Postel, no Paraná, reforçando seu objetivo de aproximar as crianças da reali.
Atualmente, a plataforma digital De Heus Kids oferece uma variedade de conteúdos educativos, como textos, vídeos e ilustrações, para ensinar às crianças o dia a dia da produção de proteína animal. Além disso, destaca a importância do respeito ao meio ambiente e valoriza todos os envolvidos na cadeia produtiva, do campo à mesa, de forma leve e divertida.
Com esta iniciativa, a De Heus reforça o seu compromisso com o agronegócio, buscando inspirar as novas gerações e contribuir para uma mudança positiva quanto à consciência alimentar e importância da produção de alimentos desde cedo por meio da educação e de uma comunicação acessível.