Cliente De Heus ganha bicampeonato na 12ª edição do Prêmio Melhores da Suinocultura

01 maio 2020
-
2 minutos

Agostinho Mansano Peres venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria Leitão Black

A 12ª edição do Prêmio Melhores da Suinocultura, realizado pela Agriness, aconteceu on-line no dia 30 de abril e premiou pelo segundo ano consecutivo, na categoria Recorde DFA - Leitão Black, o suinocultor Agostinho Mansano Peres, da Granja Boa Esperança, de Presidente Olegário, em Minas Gerais, ­ que é cliente De Heus no setor de reprodução há vários anos. O produtor ficou em primeiro lugar na categoria Produtor Evolução DFA — 301 a 500 matrizes — quebrando o recorde com um marco de 37,01, que também lhe garantiu o maior prêmio da noite. Segundo Gabriel Salum, Gerente de Negócios – Suínos da multinacional holandesa, para a premiação é utilizado o critério DFA (Desmamado/Fêmea/Ano) — um índice zootécnico reprodutivo da granja —, que permite ser quantificado e conferido através de auditoria, evitando assim possíveis falhas ou fraudes no critério de premiação.


Granja Boa Esperanca

Para Marco Aurélio Marinho Costa, Gerente Comercial – Suínos, a premiação da Agriness — que conta com o apoio da De Heus — tem grande importância para toda a atividade de suinocultura no Brasil, pois é obtido a partir do maior banco de dados sobre os resultados zootécnicos em suínos e serve como referência para todos os produtores, sendo o único prêmio com abrangência nacional.  “O banco de dados deste prêmio é formado, de acordo com as informações da própria empresa Agriness, por aproximadamente 85% de todos os produtores de suínos comerciais do Brasil, algo em torno de 2.200 granjas tecnificadas e inseridos dentro deste grupo de suinocultores, há vários clientes De Heus que utilizam a ferramenta e, alguns deles, concorrem em várias categorias da premiação, inclusive o da categoria Leitão Black”, detalha.

Ele explica que o suinocultor Agostinho Mansano Peres, assim como outros suinocultores de alta produtividade, investe em programa  nutricional, com foco em performance, que é a linha de produtos do programa Power, com o uso também de algumas especialidades exclusivas da De Heus, como a linha Energy (Concentrados energéticos), Milk Pro Farm e Farm Sabor. “O impacto da nutrição de alta performance para esses produtores apresenta uma boa resposta produtiva na granja, dependendo de vários fatores, tais como a genética do rebanho, a sanidade, as instalações (ambiência) e a nutrição. No caso da nutrição, o impacto é alto e importante, pois a alimentação permite que o animal demonstre o seu potencial genético, desde que o mesmo esteja sadio e numa condição de conforto ambiental”, detalha.

Segundo Gabriel Salum, a conquista do bicampeonato na premiação de um suinocultor que é cliente da De Heus é importante, porque é uma forma prática de mostrar ao mercado que a empresa trabalha com tecnologias que atendem a todas as demandas do setor, independentemente do perfil de produtividade do produtor.