De Heus lança plano nutricional para a produção de novilhas precoces

11 dezembro 2024
-
5 minutos

A De Heus, empresa holandesa presente no Brasil há 12 anos e referência mundial em nutrição animal, desenvolveu a solução Kaliber Beef, que oferece uma abordagem completa para as fases de recria e gestação e acaba de ser lançada no mercado.

Segundo a empresa, o programa nutricional tem como foco otimizar cada etapa da vida produtiva das novilhas, garantindo o melhor desempenho pós-desmama e promovendo a produção de novilhas “precoces”, conhecidas como "precocinhas".

 

De acordo com Juliano Sabella, Head de Ruminantes da De Heus Brasil, a importância da nutrição das vacas não deve ser subestimada durante a recria. Por isso, fornecer uma suplementação adequada durante a gestação influenciará diretamente o potencial de crescimento dos bezerros.

 

“Diferente de outros programas nutricionais existentes, o Plano Kaliber Beef da De Heus é um programa nutricional personalizado e adaptado à realidade de cada propriedade, atendendo aos objetivos específicos de cada produtor. O programa oferece uma nutrição completa para as novilhas até o parto, reduzindo a idade ao primeiro parto para 21 a 24 meses”, destaca o profissional, em nota.

 

Ele salienta que “embora o desenvolvimento de gordura e músculos das novilhas possa ser ajustado em diferentes fases do ciclo produtivo, o maior impacto na bezerrada vem da nutrição materna. Vacas com um escore de condição corporal (ECC) adequado e bem nutridas desde a gestação geram bezerros mais pesados e produtivos. Neste contexto, o Kaliber Beef fornece protocolos completos que atendem às exigências nutricionais das novilhas da recria ao parto, melhorando sua fertilidade e aumentando a produção de bezerros de alta qualidade, o que potencializa a lucratividade e a sustentabilidade dos sistemas produtivos”.

 

Como obter novilhas precoces e vacas melhores

A programação fetal desempenha um papel importante no desenvolvimento das novilhas. Estudos avaliaram os efeitos da suplementação de vacas de corte durante a gestação e comprovaram que os pesos ao desmame foram maiores para bezerras nascidas de vacas que receberam uma nutrição ideal durante o período de gestação. As novilhas também tiveram taxas maiores de prenhez.

 

Sabella explica que toda novilha necessita de quantidades específicas de energia, proteína, minerais e vitaminas, dependendo da fase do ciclo reprodutivo em que estão. “Para obter os melhores resultados, é fundamental combinar estas necessidades nutricionais com uma oferta de forragem de qualidade e quantidade adequadas, além de suplementos específicos, conforme a realidade produtiva do sistema. Neste sentido, o plano Kaliber Beef da De Heus auxilia o produtor a otimizar o desempenho das novilhas, aumentando a taxa de prenhez já na primeira estação de monta, a partir da definição da melhor estratégia nutricional e de manejo durante as fases de recria e gestação”, destaca o especialista.

 

Segundo a empresa, dentre os diversos ganhos proporcionados pelo plano Kaliber Beef estão: a criação de novilhas com condições ótimas de desenvolvimento; novilhas precoces com redução da idade ao primeiro parto para 21 a 24 meses, e uma maior taxa de ganho de peso pós-desmama.

 

Fonte: Ascom De Heus