De Heus: contribuindo para uma aquacultura mais sustentável no Brasil

15 março 2023
-
5 minutos

Entre os nutrientes essenciais para a manutenção das atividades fisiológicas e metabólicas dos peixes, estão os minerais. Mesmo com a baixa inclusão destes nas rações, as consequências de seu uso inadequado para o desempenho animal e o meio ambiente devem ser destacadas. 

Hoje, há uma tendência de superdosagem de minerais em rações comerciais para garantir um fator de segurança aos animais. No entanto, essa é uma preocupação para as populações naturais de animais aquáticos, uma vez que o excesso de certos elementos metálicos nos tecidos, pode trazer potenciais impactos à saúde dos animais e à saúde humana. 

 

Os peixes adquirem significativa quantidade de minerais do ambiente em que vivem, a partir da filtragem da água pelo aparelho branquial e absorção via pele, sendo fundamental estar atento a riscos de contaminação ambiental em função do uso excessivo de minerais em dietas, como o cobre, ferro e manganês, que em doses elevadas podem apresentar toxicidade, comprometendo o desempenho animal. 

 

A excreção destes minerais pode comprometer a qualidade da água, causando altas taxas de eutrofização, produção de compostos tóxicos e impactos econômicos, como o aumento dos custos de tratamento de água, danos às atividades – como à própria aquacultura – e danos à saúde humana em decorrência de doenças de veiculação hídrica. 

 

A formulação e suplementação das dietas, assim como o cuidado com o manejo e sanidade dos animais é fator crucial afim de evitar os transtornos com a superdosagem destes nutrientes, tanto para os animais, como para o meio ambiente e para a saúde humana.  

 

Um dos pré-requisitos para uma aquacultura eficiente, assim como para as demais atividades da produção animal, é o crescimento saudável dos animais. Pensando nisso, a De Heus desenvolveu o programa Natural Power, que apresenta uma abordagem prática e objetiva direcionada ao maior controle de doenças por meio da nutrição, manejo, instalações, sanidade e biosseguridade, contribuindo para o alcance de animais mais resistentes e saudáveis, com os recursos certos, garantindo, assim, uma produção lucrativa e sustentável. 

 

Com mais de 90 unidades fabris distribuídas em 20 países em todo o mundo, a De Heus também possui um Centro de Tecnologia e Pesquisa no Vietnã – onde direciona importantes esforços em P&D para atender aos desafios do mercado, levando em consideração todos os aspectos relevantes de cada país para oferecer produtos adaptados às necessidades do produtor. 

 

Unidade fabril de Rio Claro II, localizada em São Paulo, onde são produzidos premixes especiais em uma planta totalmente branca

Com uma ampla estrutura fabril apta a atender a demanda das principais indústrias produtoras de ração do Brasil, a De Heus conta com uma unidade de premixes especiais, em Rio Claro/SP, que opera livre de promotores de crescimento, agentes anticoccidianos e produtos medicamentosos, atendendo a requisitos exigidos por certificações como a BAP (Best Aquaculture Practices), além de possuir um laboratório de Controle de Qualidade exclusivo e integrado à rede mundial De Heus, garantindo o maior progresso tecnológico e econômico de seus clientes. 

Acesse o Anuário Peixe BR 2023 e fique por dentro dos principais dados da aquacultura brasileira

Clique aqui