De Heus amplia legado verde com iniciativas alinhadas às diretrizes da ONU e apoio à Black Jaguar Foundation

29 agosto 2025
-
8 minutos

Jornada da Sustentabilidade criada pela empresa em 2025 inclui metas ambientais, engajamento social e apoio a projetos de reflorestamento que conectam a Amazônia e o Cerrado no Brasil, restaurando o maior corredor de natureza do mundo.

Recentemente, a De Heus Brasil lançou a Jornada da Sustentabilidade 2025, iniciativa que conecta todas as unidades da empresa no país em ações voltadas à preservação ambiental, ao impacto social positivo e ao desenvolvimento de pessoas. O projeto faz parte do movimento institucional WOW! 2025 e integra o programa global da companhia Responsible Feeding, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e às metas globais de sustentabilidade da companhia, os chamados Global Green Goals.

De acordo com Guilherme Cerqueira, Gerente de Sustentabilidade & HSE da De Heus, a proposta é tornar a sustentabilidade parte do dia a dia da empresa e dos colaboradores. “A Jornada da Sustentabilidade é um projeto que conecta todas as nossas unidades no Brasil, com desafios mensais e ações concretas para reduzir o consumo de água e energia, incentivar o reaproveitamento de materiais, apoiar comunidades e desenvolver pessoas. A ideia é que a sustentabilidade esteja presente no nosso dia a dia e não apenas no papel”, afirma.

A iniciativa é estruturada em três frentes principais: ambiental; social; desenvolvimento e cultura. No eixo ambiental, as ações incluem redução de consumo de água e energia, plantio de mudas, logística reversa e reaproveitamento de materiais. Na frente social, estão campanhas de arrecadação de alimentos e itens de higiene, apoio a instituições e incentivo à inclusão produtiva. Já no campo de desenvolvimento e cultura, a empresa promove treinamentos, compartilhamento de conhecimento e engajamento dos colaboradores por meio de gamificação. Tudo isso, orientado pelas políticas internas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE), as diretrizes globais da De Heus e os compromissos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável adotada pela ONU.

 

Impactos positivos concretos e contínuos

Entre as iniciativas já em andamento, estão o desafio mensal de redução de consumo de água e energia por tonelada produzida em todas as unidades; o projeto de reaproveitamento de uniformes, que transformou 427 peças em 500 nécessaires confeccionadas por costureiros locais; uma corrida solidária realizada em parceria com a associação Pernas de Aluguel; a Semana da Qualidade, Segurança e Sustentabilidade (SQSS 2025), que arrecadou quase 3 toneladas de alimentos e centenas de itens de higiene; além do projeto Multiplicando Conhecimento, em que colaboradores ministram treinamentos internos, e da feira de trocas “Desapega aí!”, que promoveu a circulação de itens em bom estado entre colaboradores, reforçando a prática do consumo consciente.

Os resultados alcançados até o momento demonstram impactos ambientais, sociais e econômicos. 

“É muito gratificante observar o impacto em diferentes frentes, seja com a redução de resíduos e economia de recursos, ou no apoio a famílias e instituições, além da geração de renda para pequenos empreendedores. No médio prazo, até 2030, queremos contribuir para a meta global de capacitar 250 mil produtores e profissionais do setor agropecuário. E, no longo prazo, a ideia é manter um impacto positivo contínuo e um legado de sustentabilidade real na empresa”.

Guilherme Cerqueira

Gerente de Sustentabilidade & HSE

Sustentabilidade como pilar estratégico

Em 2025 e nos próximos anos, a De Heus também segue reforçando o seu compromisso com o meio ambiente por meio do apoio à Black Jaguar Foundation, organização responsável pela restauração do Corredor de Biodiversidade Araguaia, que conecta a Amazônia ao Cerrado no Brasil. A empresa participa ativamente do projeto com a implantação de viveiros, fornecimento de mudas, coleta de sementes e treinamento de brigadas de incêndio.

Segundo o gerente, a sustentabilidade é parte essencial do futuro da companhia. “A sustentabilidade é um pilar bastante estratégico. Ela orienta as nossas decisões, fortalece o nosso relacionamento com os clientes e as comunidades, além de garantir que o nosso crescimento venha junto com um impacto positivo para as pessoas e para o planeta”, finaliza Cerqueira.