RobotExpert: sistema de alimentação inteligente para propriedades com ordenha robotizada

Guilherme Leão

Nutricionista de Ruminantes

17 maio 2024
-
6 minutos

Na procura pelas melhores soluções para os seus clientes, a De Heus desenvolveu um sistema de alimentação inteligente para propriedades com ordenha robotizada – o Robotexpert. Este software permite extrair dados do robô, independente de qual marca, conectando-os aos dados de alimentação. A partir da extração e o tratamento dos dados da ordenha robotizada, além do entendimento das principais limitações da produção na fazenda, tem-se o desenvolvimento de soluções personalizadas para cada realidade.

Como aumentar a produtividade da minha fazenda?

O DESAFIO

O principal desafio da ordenha robotizada é a busca pela máxima otimização do uso do robô. Neste sistema, as interações entre a atividade dos animais, o seu comportamento, a dieta alimentar, a ingestão, a saúde e a produção de leite são bastante complexas. Portanto, para se atingir a máxima eficiência e tirar o melhor proveito da ordenha robotizada é necessária uma abordagem integrada que otimize as várias dimensões da exploração leiteira.

A DE HEUS E A ORDENHA ROBOTIZADA

A nível global, a De Heus presta assistência a mais de 2.000 com ordenha robotizada. O suporte técnico da De Heus é realizado por técnicos especializados neste segmento. Os estudos realizados e a experiência acumulada a campo comprovam que a abordagem utilizada pela De Heus permite às explorações leiteiras com ordenha robotizada aumentarem a eficiência de seus processos e melhorar a rentabilidade da sua atividade.

O SISTEMA

O processo inicia-se com a análise e reconhecimento da propriedade. Faz-se o levantamento minucioso de todos os dados da exploração: dimensões e tipo de instalações, manejo animal e alimentar, genética dos animais e objetivos do produtor. Este procedimento é fundamental para o sucesso das fases seguintes e do sistema, em geral.

 

I - EXTRAÇÃO E TRATAMENTO INTELIGENTE DOS DADOS DO ROBÔ

Este procedimento é realizado pelos técnicos da De Heus por meio de um software exclusivo, compatível com quase todas as marcas de robôs existentes no mundo, que permite a análise e interpretação dos diversos dados presentes no programa de gestão do equipamento.
Com a ajuda do software RobotExpert, os especialistas realizam o diagnóstico de todas as lacunas, erros e oportunidades de melhoria na fazenda e preparam as alterações necessárias nas configurações do sistema de ordenha a nível das tabelas de alimentação, dos parâmetros do alimento concentrado e das permissões de ordenha – uma tecnologia fundamental para a tomada de decisões na atividade.

II - ESTRATÉGIA ALIMENTAR

O plano alimentar do sistema RobotExpert apresenta uma tecnologia nutricional específica. O processo de formulação e de fabricação destes alimentos obriga ao cumprimento de uma série de requisitos. Por exemplo, nutricionalmente, os alimentos indicados para a ordenha robotizada incorporam a tecnologia De Heus e são formulados com base na tecnologia SynchroFOS (SFOS) – um sistema de formulação de dietas, que visa a otimização da eficiência alimentar sem comprometer a longevidade dos animais – onde são definidos nutrientes e requerimentos nutricionais que medem e equilibram os vários parâmetros da fermentação ruminal, buscando a otimização desta – sempre através da maximização da ingestão da forragem.

 

III - PARAMETRIZAÇÃO DA ORDENHA ROBOTIZADA

Suportado pelo conhecimento técnico na área e pelas tabelas desenvolvidas pela De Heus, o técnico intervirá em três áreas distintas:

  1. Parâmetros do alimento: quantidade máxima de aumento de concentrado por vaca/dia; quantidade máxima de diminuição de concentrado por vaca/dia e velocidade de administração de concentrado;
  2. Tabelas de alimentação: especificas para novilhas primíparas e vacas multíparas, de acordo com a fase da lactação;
  3. Permissões de ordenha: definidas com base na fase produtiva dos animais.

IV - RESULTADOS E ASSISTÊNCIA CONTÍNUA

A sustentabilidade dos resultados só é possível, a longo prazo, através da assistência contínua dos técnicos, cuja atualização permanente dos conhecimentos na área é uma garantia da De Heus. O RobotExpert é uma ferramenta essencial e exclusiva da De Heus para a busca destes resultados.

 

 

Conte com o suporte da De Heus!

Atendimento personalizado, para garantir resultados superiores e a lucratividade do produtor.

About the author

Guilherme Leão

Nutricionista de Ruminantes