Soc Trang: a mais nova fazenda de P&D de Suínos da De Heus no Vietnã

20 abril 2023
-
6 minutos

Na Holanda - país de origem da De Heus - contamos com um Centro de Pesquisa em Nutrição de Suínos, o De Elsenpas, que está alinhado às mais recentes descobertas nas áreas de nutrição animal e tecnologia de dados. Este, tem sido responsável por todos os assuntos de pesquisa da De Heus global voltadas ao segmento. Entretanto, cada país e região tem questões e desafios diferentes, como por exemplo, quesitos como o clima geográfico e a disponibilidade de matéria-prima. Pensando nisso, a De Heus decidiu investir em uma instalação local de pesquisa no Vietnã, possibitando uma gama de novas possibilidades para a melhoria da qualidade de seus serviços e aconselhamento técnico aos clientes suinocultores em todas as etapas de criação.

Por que investir em fazendas de pesquisa?

​​​​​​​A principal função de uma fazenda de pesquisa é criar uma condição adequada para testes em questões práticas, desde marrãs e porcas até leitões desmamados. Os focos de pesquisa se concentram nas matérias-primas locais e no desenvolvimento de soluções para o estresse térmico. Neste sentido, as novas instalações da Soc Trang fornecerão um programa de treinamento para técnicos e colaboradores envolvidos na nutrição e suporte ao segmento de Suínos, oferecendo uma gama de modernos equipamentos e uma estrutura totalmente preparada para a condução dos mais diversos tipos de pesquisa. Além disso, as fazendas de pesquisa contribuem para o uso mais eficiente de matérias-primas e ingredientes de alta digestibilidade e qualidade nutricional, através de medidas fundamentais em segurança alimentar e alto padrão tecnológico.

Conduzidos por especialistas internacionais em Suínos e por especialistas vietnamitas, treinamentos técnicos também serão realizados na nova instalação. Além disso, aspectos como o controle de microclimas, manejo e sanidade animal, biossegurança e outros serão estudados e abordados na prática. Com esta preparação e treinamentos avançados, o futuro suporte ao cliente será reforçado e novas experiências serão compartilhadas com todas as Unidades de Negócios De Heus em todo o mundo.

 

Como é a fazenda?

A propriedade Soc Trang era anteriormente uma fazenda com 250 porcas. Nos anos de 2020 e 2022, a De Heus construiu duas novas fazendas em Dac Lac, uma província do Vietnã, para fornecer marrãs para os seus clientes. Desde então, a De Heus decidiu investir mais na fazenda Soc Trang e a transformou em um centro de P&D e treinamento técnico. Em 2022, a fazenda foi reconstruída para uma melhor adaptação dos suínos às condições climáticas tropicais por meio da instação de mais compressores e ventiladores para melhorar o microclima.​​​​​​​

As duas salas de engorda foram reformadas para uma sala de quarentena e a sala de gestação também passou por melhorias, tornando possível abrigar as porcas nas primeiras 5 semanas em baias individuais.

Depois de toda esta renovação, a fazenda possui: duas salas de parto (cada sala com 48 baias); três salas de desmame (cada sala com 48 baias); 1 sala de inseminação; 1 sala de gestação com capacidade para 150 porcas; 1 sala de gestação com baias individuais destinadas às primeiras 5 semanas após a inseminação (110 baias individuais), 1 sala de quarentena e 1 sala de treinamento. 

 

 
Soc Trang, uma fazenda modelo

À medida em que os especialistas em Suínos da De Heus Vietnã aplicarem programas padrão para gerenciamento e biossegurança, espera-se que a fazenda se torne uma fazenda com resultados técnicos avançados por meio do uso de dietas comerciais padrão. Com esta possibilidade, a Soc Trang tem uma boa oportunidade de comprovar a qualidade das soluções nutricionais da De Heus.

Por ser algo influente para os clientes, a Soc Trang é também uma estratégia eficaz de fortalecimento da posição de mercado da marca De Heus e consequentemente para aumentar o volume de vendas. A fazenda também oferece a possibilidade de medir o desempenho das porcas e leitões que a De Heus comercializa para o mercado. ​​​​​​​

O monitoramento do desenvolvimento corporal dos animais contribuirá para a expansão dos conjuntos de dados existentes sobre marrãs, por exemplo, contribuindo para projetos globais de criação e também para futuras validações na área de genética de suínos. O primeiro grupo de marrãs foi inseminado em dezembro de 2022 e está sendo monitorado desde o momento da chegada até o primeiro parto.