Qualidade como referência

17 outubro 2020
-
2 minutos

INVESTINDO EM OBRAS PARA INTENSIFICAR A SEGURANÇA NA UNIDADE II DE RIO CLARO (SP), DE HEUS REFORÇA SEU DIFERENCIAL NO MERCADO. TEst

Por Natália Ponse, revista Feed & Food

Com o objetivo de oferecer maior segurança e ainda mais qualidade na produção de soluções voltadas à aquicultura, equinos, aves, suínos e ao mercado pet, a De Heus conta com uma planta branca, a Unidade II de Rio Claro (SP). Para garantir um processo produtivo ainda mais íntegro e protegido de contaminações, a companhia investiu em obras de melhorias em pontos estratégicos da unidade.

“É comum encontrar fábricas com uma linha branca. Nosso diferencial é que ao invés de apenas uma linha de produção, temos uma fábrica inteira operando dessa forma, garantindo desde um estoque de matéria-prima não contaminante até o controle total do produto acabado”, explica o gerente de Negócios Pet & Aqua, Danilo Tremocoldi.

Sem receber nenhuma matéria-prima que possa ser contaminante, a unidade produz premix para animais de companhia, equinos, suínos e para o setor aquícola. Este último, inclusive, assessora os produtores de ração completa para conquistarem o certificado de boas práticas de aquicultura (BAP). “Também atendemos alguns produtores de suínos e aves, normalmente aqueles que atendem mercados mais exigentes, como o mercado voltado para exportação, que necessitam de plantas livres de ractopamina”, acrescenta Danilo.

Quando optou por atender estes setores, conta o executivo, a companhia identificou a demanda por produtos livres de contaminação e, por isso, convidou alguns dos seus principais clientes durante o projeto de melhoria da Unidade II para que em suas auditorias apontassem os pontos onde poderíamos atuar.

“Fizemos o isolamento da área de produção, para evitar a circulação de pessoas e possíveis agentes contaminantes”, inicia o gerente, continuando: “Por trabalharmos com microelementos instalamos um sistema de exaustão tanto na pesagem quanto no misturador. Hoje, temos um ambiente mais limpo”.

A companhia também investiu na instalação de uma peneira vibratória no início do processo de produção. “Já tínhamos uma, mas com espaçamento maior. Agora ela tem dupla função, retendo mais partículas”, explica Danilo. Além disso, detectores de metais estão a postos no final da linha de produção para evitar contaminação por agentes metálicos. “O sistema de pesagem assistida foi atualizado, e revestimos o chão com material epóxi, que facilita a limpeza do ambiente”, acrescenta.

“Estamos preparados para atender as mais exigentes demandas dos setores, pois buscamos trazer a segurança em termos de produto para o cliente final. Por isso, respeitamos pilares de qualidade, qualificação de fornecedores e realizamos análises constantes. Por sermos uma multinacional com origem na Holanda seguimos os padrões de qualidade da União Europeia que hoje é referência no mercado”, pontua Danilo.   

O investimento em obras de melhoria se estende por toda a produção da De Heus. Atualizações também estão sendo aplicadas em Apucarana (PR) e Guararapes (SP), além da Unidade I de Rio Claro.

Com o apoio do Laboratório de Controle de Qualidade, a companhia analisa seus produtos de ponta a ponta, garantindo maior assertividade em suas soluções. “Isso reflete em uma sinergia muito forte entre os processos”, finaliza o gerente.