Multinacional investe R$ 45 milhões em Itaberaí

08 março 2023
-
2 minutos

A multinacional holandesa de nutrição animal De Heus investe na construção de sua nova fábrica em Goiás com inauguração prevista para maio.

Por Empreender em Goiás

 

A multinacional holandesa de nutrição animal De Heus tem investido R$ 45 milhões na construção de sua nova fábrica na cidade de Itaberaí. A inauguração está prevista para o início de maio, conforme informou ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG) o gerente de Negócios da empresa no Brasil, Ademir Pereira. A produção da fábrica de Itaberaí é voltada para ruminantes – bovinos de leite e de corte, ovinos e caprinos – e terá todas as linhas de suplementos minerais, proteinados, concentrados, rações e núcleos para confinamento. Atualmente a empresa produz nesta unidade apenas produtos farelados. A nova fábrica produzirá também produtos peletizados. “Será a melhor fábrica do Centro-Oeste em termos de tecnologia”, assegura o gerente da De Heus.

 

Com a nova indústria, a capacidade de produção vai saltar das atuais 50 mil toneladas/ano para 180 mil toneladas/ano, informa Ademir Pereira. Os números da produção atual são os mesmos da antiga empresa Cerrado, adquirida pela De Heus no final de 2019, com início de produção sob nova direção em março de 2020.

 

Localização

A localização e a logística para escoamento da produção foram determinantes para que a multinacional holandesa escolhesse a região de Itaberaí. “A cidade está no centro de Goiás, que, por sua vez, fica no centro do País”, pontua o gerente. O propósito da empresa no Brasil foi crescer em espiral, devido às características do País continental. “Há um desafio logístico. Seria impossível, por exemplo, vender para o Tocantins a partir do Paraná”, reconhece Ademir Pereira. Com a unidade de Itaberaí, foi possível alcançar mercados como Tocantins, Maranhão e Pará com algumas linhas do produto.

 

Ademir Pereira adianta que a fábrica de Itaberaí terá uma estrutura bastante moderna e automatizada. Por exemplo, a maioria dos equipamentos será em aço inox. “É um investimento pensando no médio/longo prazo, uma unidade que está crescendo”, pontua. Mesmo com essa automação, ela deverá dobrar o número de postos de trabalho, que atualmente é de 23 a 25 colaboradores. O gerente da De Heus, no entanto, chama a atenção para as dificuldades com a disponibilidade de energia elétrica. “Estamos encontrando dificuldade em ter energia disponível para suportar esse investimento”, revelou.