Maior fábrica da De Heus no país opera em Goiás

04 maio 2023
-
5 minutos

A multinacional holandesa De Heus, uma das maiores fabricantes de produtos para nutrição animal do mundo, inaugura oficialmente hoje sua maior fábrica no país, localizada no município goiano de Itaberaí. Desde que a empresa adquiriu uma unidade industrial na cidade, em 2019, o complexo recebeu R$ 45 milhões em investimentos, inclusive para construção da nova indústria e também passou a contar com um armazém de produtos oriundos de outras fábricas da empresa no Brasil, que funcionará como centro de distribuição de produtos para suínos e aves.

Por Lucia Monteiro

A multinacional holandesa De Heus, uma das maiores fabricantes de produtos para nutrição animal do mundo, inaugura oficialmente hoje sua maior fábrica no País, localizada no município goiano de Itaberaí. Desde que a empresa adquiriu uma unidade industrial na cidade, em 2019, o complexo recebeu R$ 45 milhões em investimentos, inclusive para construção da nova indústria, e também passou a contar com um armazém de produtos oriundos de outras fábricas da empresa no Brasil, que funcionará como centro de distribuição de produtos para suínos e aves.

A holandesa De Heus está entre as seis principais empresas de nutrição animal do mundo, ao produzir 12 milhões de toneladas de produtos no ano passado, e atua no Brasil há dez anos. Desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais, a Royal De Heus foi fundada em 1911 e está presente em 21 países, possui mais de 92 unidades fabris e distribuição de produtos em 75 países, e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores no mundo, sendo 506 em Goiás.

Atualmente, ela conta com seis fábricas no Brasil: duas em Rio Claro, onde a empresa iniciou suas atividades no País, e uma em Guararapes, em São Paulo; uma em Apucarana e uma em Toledo, no Paraná; e a nova unidade em Itaberai. A multinacional também tem uma unidade administrativa em Campinas (SP) e um centro de distribuição, em Caruaru, Pernambuco.

A De Heus chegou a Goiás ao adquirir da antiga Cerrado Nutrição Animal, em 2019, que recebeu vários investimentos nos últimos anos, inclusive para construção de uma nova fábrica, independente da antiga, mas localizada no mesmo complexo industrial. "A área da antiga fábrica se tornará um armazém para matérias-primas", explica o gerente de Negócios Ruminantes da De Heus, Ademir Maciel Pereira.
Ele informa que a De Heus tem planos de expansão no Brasil e a escolha do município de Itaberai se deu por questões estratégicas e de oportunidade.

A nova unidade se dedicará à produção de uma gama de produtos para ruminantes, ou seja, gado de leite e de corte e equinos. Além da região Centro-Oeste ser uma referência na produção de bovinos, Ademir Maciel ressalta que Itabera conta com uma localização geográfica e uma situação de mercado estratégicas. "O município fica próximo dos clientes e da matéria-prima. Existe um mercado grande em torno de Itabera?", destaca o gerente.
Ele conta que um diferencial é a tecnologia desta nova fábrica e o seu processo de automatização, o que garante segurança em termos de produção e padrão de qualidade dos produtos.

Com a nova fábrica da De Heus, a capacidade de produção da empresa no estado vai saltar de 40 mil para até 150 mil toneladas anuais. Os números da produção atual são os mesmos da antiga empresa Cerrado Nutrição Animal, que começou a produzir sob a nova direção em março de 2020. "No futuro, com tres turnos em produção e dependendo do tipo de produto, esta fábrica chegará a produzir 180 mil toneladas por ano", informa Ademir Maciel. Para atingir as novas metas, como a fábrica é muito automatizada, nos próximos anos a expectativa da empresa é dobrar o número empregos gerados em Goiás, que atualmente somam 51.

 
Automação

Como se trata de uma fábrica nova que está sendo inaugurada, o gerente da empresa informa que ela contempla o que se tem de mais moderno no mundo hoje em termos de equipamentos, automação e sistemas de gestão da produção. Ele lembra que a maior parte dos equipamentos é importada. "Será a melhor fábrica de nutrição animal do Centro-Oeste brasileiro, se não do Brasil", destaca. A produção atenderá, prioritariamente, os mercados de Goiás e de estados vizinhos, mas também Rondônia, Acre e outros estados no Norte do País

Outro diferencial apontado pelo gerente é o suporte técnico aos clientes no momento da venda dos produtos. "Nosso objetivo é orientar da melhor forma o cliente e fazer com que ele atinja a maior produtividade com o melhor custo-benericio, afirma Ademir. Entre as linhas de produtos, estão rações fareladas e peletizadas, ensacadas e a granel, além de núcleos, suplementos minerais, proteinados e proteico energéticos, concentrados e outros tipos de especialidades e misturas múltiplas.

Matéria publicada em: O Popular