De Heus inaugura sua primeira fábrica de ração animal na Costa do Marfim

10 fevereiro 2023
-
5 minutos

Em 19 de janeiro de 2023, a Royal De Heus inaugurou uma nova fábrica de rações para animais situada na Costa do Marfim, com uma capacidade inicial produtiva de 120.000 MT. A fábrica já ativa, produz não só rações completas, como também concentrados e especialidades, garantindo que o mercado local e países vizinhos tenham acesso a um portfólio completo de produtos adaptados às suas condições e objetivos específicos.

Em 2021, a construção da fábrica teve início e em parceria com o Rabobank, Cemoi e Yara, um programa para ajudar as cooperativas de cacau a mudar seu foco da monocultura para o cultivo de múltiplas culturas foi criado e já está sendo aplicado. Além disso, a De Heus comprará o milho produzido pelos agricultores locais que aderirem a este programa para a produção de ração na fábrica, o que não só trará a diversidade de colheitas e a redução da degradação do solo, como também garantirá um fluxo constante de renda aos envolvidos, visto que poderão colher várias vezes ao ano, e não apenas uma.

Na cerimônia de tomada de posse estavam presentes o ministro dos Recursos Animais e Pesqueiros, Sidi Tiémoko Toure, que se pronunciou dizendo que a fábrica reflete a visão do Presidente da Costa do Marfim de desenvolver a produção local de proteínas animais para aumentar a independência alimentar do país. O ministro do Comércio e Indústria, Souleymane Diarrassouba, também enfatizou em seu discurso que a nova unidade De Heus apoia plenamente a política do governo marfinense, que visa acelerar o desenvolvimento da produção e processamento agrícola local de  alimentos. Em discurso, a atual embaixadora holandesa, Sra. Yvette Daoud, também destacou a importância da contribuição da Holanda para os setores agrícola e pecuário, em geral, e para o rápido crescimento da Costa do Marfim, especificamente.

O Sr. Koen de Heus, um dos CEOs da multinacional holandesa, expressou sua gratidão aos convidados de honra por seu apoio para tornar a fábrica uma realidade. "Na África, normalmente estabelecemos um mercado de exportação por meio da nossa outra marca, Koudijs, que fornece concentrados de alta qualidade e aconselhamento técnico aos produtores. Assim, com uma fábrica local moderna e de alta qualidade, esperamos trazer mais crescimento e progresso ao país." Ele explicou ainda como a De Heus Nutrição Animal se esforça para melhorar o futuro e a subsistência em todo o mundo ao compartilhar o seu conhecimento e possibilitar a produção de soluções nutricionais de alta qualidade e feitas sob medida, ajudando produtores a aumentarem a produtividade de seu negócio, melhorar as condições de seus animais, reduzir o impacto ambiental e trazer progresso para suas famílias e comunidades."

Um importante representante da comunidade local, o primeiro deputado do prefeito de Anyama, o Sr. Anouma Adé Thomas, também compartilhou seu entusiasmo sobre o fato de que a fábrica participará do desenvolvimento econômico e social da localidade.

As palavras finais de boas-vindas foram compartilhadas pelo Sr. Mark Hop, Gerente Geral da De Heus Costa do Marfim, que expressou sua satisfação em abrir oficialmente a fábrica e também mencionou que o objetivo da De Heus para os próximos anos, que é construir um negócio confiável e forte, apoiar a autossuficiência do país na produção de proteína animal e ser um parceiro valioso para o setor agrícola da Costa do Marfim. Os discursos foram seguidos por uma cerimônia de inauguração e uma visita à fábrica.

A De Heus investiu na construção desta moderna fábrica para demonstrar confiança na economia da Costa do Marfim e o seu compromisso com o progresso dos agricultores e produtores do país, assim como em relação aos demais países em que atua: sempre focada em criar um melhor acesso a alimentos seguros e saudáveis ​​para uma crescente população mundial.