Cooperativa Serramar e De Heus reforçam compromisso na busca por mais produtividade no Vale do Paraíba

18 abril 2018
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Com sede em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, a Cooperativa de Laticínios Serramar reúne 860 cooperados distribuídos em 18 municípios da região. São cerca de 26 mil vacas em produção, gerando uma captação diária de 210 mil litros/dia. Em 2016, eles foram responsáveis pelo fornecimento de mais de 73 milhões de litros de leite à cooperativa.

Atualmente, a Serramar conta com 250 colaboradores diretos e aproximadamente 700 indiretos. A cooperativa possui uma moderna unidade industrial, originando os produtos das marcas Serramar, Milk Mix e Maringá. São bebidas lácteas, queijo frescal, muçarela, iogurtes, coalhada, grego e leite pasteurizado, distribuídos no Vale do Paraíba, Campinas, Região Bragantina, Região Sul Fluminense, Litoral Norte, São Paulo e Grande São Paulo.

Pedro Guimarães, presidente da Serramar, diz que o mais relevante serviço que a cooperativa presta aos seus cooperados é o acesso a mercadorias com qualidade e custo, além de assistência técnica. "Temos um programa de assistência técnica que busca o controle de custos, nos moldes do Projeto Educampo mineiro. Esse programa está ligado ao 'Mais Leite Saudável' do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que gera isenção fiscal e benefícios. Aqui nós incrementamos o programa, buscando avanços capazes de imprimir ganhos quantitativos e qualitativos, melhorando a gestão, os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades", explica.

Pedro avalia que nos últimos dez anos os produtores de todos os portes ligados à cooperativa evoluíram bastante em termos tecnológicos. E os resultados financeiros na última década chancelam esse crescimento: em 2007, a cooperativa faturou R$ 56 milhões; em 2017, o faturamento da Serramar deve bater nos R$ 260 milhões.

"A produção entre os pecuaristas vem crescendo: a média diária passou de 127 litros/dia por propriedade para 240 litros/dia. A expectativa é chegar a 500 litros/dia, em média, até 2028. Isso graças a intensificação e a adoção de novas tecnologias, principalmente em silagem de milho com variedades transgênicas, que proporcionam alta produtividade por hectare. Além disso, observamos cada vez mais investimentos em nutrição animal, maquinários e na qualidade genética dos rebanhos", revela Guimarães.

Em suas sete lojas agropecuárias, o objetivo da Serramar é a compra e revenda de produtos e insumos visando atender ao cooperado pelo melhor preço. "Neste sentido, o grande diferencial da parceria com a De Heus são os vários níveis tecnológicos de seus produtos a preços competitivos, fatores importantes para que o pecuarista possa administrar seus custos e encontrar alternativas, especialmente após a queda do preço do leite nos últimos meses”, detalha Pedro.

“Três produtos são campeões de vendas em nossas lojas: o Royal Lac 50 Absolute TP, o PowerLac 30 (sem monensina) e o 30 M. Além disso, temos os pedidos feitos por encomenda para atender aos pecuaristas leiteiros mais tecnificados e ainda o proteinado, que também está indo muito bem e crescendo cada vez em vendas. Muitos produtores da região, sejam cooperados ou não, estão fazendo a recria de suas novilhas utilizando este produto da De Heus”, comenta o presidente da Serramar.

A linha Power Lac compreende núcleos para crescimento e lactação para rebanhos de média produção de leite, com menores desafios nutricionais. Os produtos Power Lac atendem rebanhos com produções de até 25 kg de leite por dia. Já a linha Royal Lac compreende núcleos para todas as fases da criação dos bovinos de leite, desde a bezerrinha, passando pelo pré-parto até a vaca produzindo altas quantidades de leite (acima de 25 kg de leite por dia). Com produtos específicos para cada fase do animal, a linha Royal Lac permite opções de formulações sob medida para que o animal expresse o máximo de seu potencial genético e com o melhor custo/benefício.

Atento às oscilações de preços no mercado e aos desafios comuns da atividade na região, Pedro Guimarães busca as adequações necessárias também na  propriedade da família de 190 hectares (80 alqueires), que conta atualmente com 90 vacas em lactação no sistema de semi-confinamento e atingindo médias de 22 litros/vaca/dia.

“O plantio do milho atrasou e estamos alimentando o gado com um volume menor de silagem, mais farelo, cevada e capim no cocho. Por isso, optamos pelo Absolut 50 para compor a dieta e os resultados têm sido surpreendentes. Está atendendo às necessidades reprodutivas e atingindo boas médias de qualidade no leite, com teores de proteína e gordura atingindo 3,2% e 3,7%, respectivamente”, detalha. Com a meta de pular para 30 litros/vaca/dia, Pedro investiu em um galpão com o sistema compost-barn para alojar 60% das vacas em lactação.

Mais iniciativas - Uma das propostas em desenvolvimento para parceria com a De Heus é a engorda de machos leiteiros, novidade que pode incrementar a geração de renda para os cooperados do Vale do Paraíba. O programa nutricional voltado ao bezerro leiteiro em confinamento inclui a utilização do grão inteiro de milho, abatido com 13 arrobas. "Acreditamos no empreendedorismo. Neste sentido, a De Heus enxerga que temos que se adequar à região e suas características com o objetivo de alavancar ainda mais os negócios e a rentabilidade dos produtores", aponta Fábio Toller Conceição, Gerente Técnico Comercial - Bovinos da De Heus.

A Serramar também investe em um novo Centro de Distribuição para atender aos produtores, às margens da Rodovia Presidente Dutra, com capacidade para armazenar toneladas de rações, além de sacas de milho, soja e outros insumos. “Hoje temos dificuldades em descarga e espaço no atual barracão, que está localizado em uma área central de Guaratinguetá”, avalia Pedro.

Pedro Guimarães confirma a realização de mais uma edição da Leite Show, entre os dias 24 a 27 de outubro, no Recinto de Exposições de Guaratinguetá. O evento abrange feira e julgamentos de animais das raças Holandesa e Girolando, exposição de produtos e equipamentos, além cursos e palestras técnicas com especialistas. "O marketing e a divulgação proporcionados por uma exposição como o Leite Show refletem a força e o potencial econômico, social e político do setor na região", celebra o presidente da Serramar.