Cerimônia premia os melhores produtores de leite do Brasil

15 dezembro 2023
-
5 minutos

Realizado anualmente pela De Heus, o evento tem como objetivo homenagear os proprietários das fazendas leiteiras que tiveram a melhor performance por meio da ferramenta Monitor Margen Milk (MMM) durante o ano.

No início de dezembro, aconteceu a Premiação do Monitor da Margem do Leite (MMM), que anunciou os melhores produtores de leite do Brasil em 2023, na cidade de Castro, no Paraná. Realizado anualmente pela multinacional holandesa De Heus, uma das líderes mundiais em nutrição animal, o evento tem como objetivo monitorar as fazendas leiteiras do país, possibilitando um comparativo entre elas, por meio de um ranking de produção. Nesta edição, a premiação reuniu 87 profissionais ligados ao setor, dentre os quais, mais de 70 produtores.

De acordo com Luciano Alvarenga, Gerente Comercial de Ruminantes da De Heus, “a cerimônia visa proporcionar aos produtores participantes, a visualização e a análise de dados precisos sobre suas propriedades, comparando seus resultados às melhores margens e médias nacionais e internacionais entre países, como Portugal, Espanha, Holanda, entre outros. Além disso, é uma oportunidade de homenagear os clientes e proprietários das fazendas leiteiras que tiveram a melhor performance durante o período de coleta dos dados”.

O gestor explica ainda que a ferramenta MMM possibilita o acompanhamento dos resultados de seus clientes, garantindo que todo e qualquer investimento em nutrição apresente o maior retorno econômico possível, fornecendo um melhor equilíbrio dos custos, uso de insumos e margem do leite. “Com o MMM, cada cliente pode comparar seus resultados às melhores médias das propriedades que tiveram seus dados monitorados pela ferramenta no Brasil e no mundo. Eles também podem checar até onde é possível chegar quanto à sua lucratividade e eficiência, dentro de uma realidade similar. Desta forma, nossos técnicos planejam junto aos produtores quais pontos devem ser corrigidos para melhorar a eficiência alimentar e rentabilidade econômica do sistema produtivo, de acordo com a realidade de cada propriedade”, afirma Alvarenga.

Momentos da premiação

Conheça os primeiros colocados da premiação

Descendentes de alemães, o casal de produtores de leite de primeira geração, Emerson Luiz Sander e Marlene Heiser Sander, da Fazenda Santo Antônio, de Guarapuava (PR), ficaram muito felizes com a participação na cerimônia e com a 1ª colocação na categoria eficiência alimentar. “Muito bom ter este reconhecimento. Nossa genética de gado é de Castro e estamos evoluindo em conforto animal em nossa fazenda. Neste ano, investimos em aspersão, ventiladores, cama de areia e estamos trabalhando para ter ainda uma ordenhadeira nova, para agilizar a ordenha e possibilitar aos animais mais tempo de descanso. Acho a ferramenta MMM muito importante, pois ela possibilita termos uma margem para gerenciar outros custos e, assim, obtermos mais lucratividade no final”, afirmou Emerson. Já segundo Marlene, a premiação foi muito gratificante e durante o evento ela pôde observar pelas palestras e pelos indicadores de produção nacional de leite, o quanto a fazenda deles está muito bem adequada aos índices ideais de produtividade. “Gostaria de agradecer a minha família, meus filhos Oliver e Allana, o consultor Juliano e dizer que o produto da De Heus realmente dá muito mais retorno, pois aumentou nossa média de produção de leite por dia. É muito importante estar perto de pessoas boas e inteligentes, que possam nos ajudar a obter sucesso no negócio”, declarou Emerson.

Sedenir Marcon, descente de italianos e pertencente à segunda geração de produtores de gado de leite, participou pela terceira vez da premiação e obteve a 3ª colocação no ranking. Segundo ele, a ferramenta MMM tem contribuído de forma bastante positiva para sua produção de leite desenvolvida no Sítio São Roque, em Boaventura de São Roque (PR). “Estou há mais de 30 anos no setor e há cinco anos conto com o suporte da De Heus e posso afirmar que, com certeza, esta ferramenta tem me ajudado a conhecer muito mais do meu negócio”, declarou. Dimas Isac, médico veterinário e representante da De Heus, que acompanhou a evolução dos índices de produção da fazenda de Sedenir, também confirma e celebra os bons resultados. “Desde o início focamos bastante na produção de volumoso, a fazenda dele é uma das melhores da região, possui bom manejo e animais de muita qualidade. E o Sr. Sedenir ter ficado em terceiro lugar nesta premiação, dentre os melhores do Brasil, reflete este ótimo trabalho realizado em parceria com a empresa”, afirmou Isac.

Já o descendente de holandeses e produtor da terceira geração de gado de leite, Nico Biersteker, da Fazenda Lagoa Dourada, de Arapoti (PR), foi premiado com o 1º lugar dentre os melhores produtores de leite com ordenha robotizada do país. “Hoje em dia temos que trabalhar com eficiência, pois o custo está muito alto e a ferramenta MMM ajuda muito a observarmos e vermos melhor a eficiência alimentar de nossas vacas”, disse o produtor na ocasião, que há sete anos possui parceria com a De Heus.

Primeiros colocados