Os efeitos foram visíveis desde as primeiras lactações

16 set 2020

Karolina e Łukasz Głuchowscy criam vacas leiteiras perto de Sypniewo - uma vila no nordeste da Polônia, a aprox. 120 km de Varsóvia. Eles assumiram a fazenda dos pais de Łukasz em 2017. Antes disso, os dois estudaram zootecnia na University of Life Sciences, em Varsóvia. Até o final do ano, o rebanho terá aumentado para cerca de 50 bovinos e agora é composto por 40 vacas, das quais 36 são ordenhadas.

Karolina and Łukasz Głuchowscy
Polônia

Por vários anos, Łukasz Głuchowscy combinou seus estudos com o trabalho para a revista agrícola nacional "Farmer" e o portal farmer.pl, onde escreveu artigos de guia e relatórios de fazendas e feiras. Essa experiência jornalística revelou-se útil: “No trabalho de criador, é útil ter conhecimentos teóricos, mas também saber estabelecer relações facilmente, colocar questões e saber a quem perguntar”.

Trabalhando juntos e estando abertos para mudanças

Com relação à alimentação tradicional na fazenda, a maior parte do trabalho é feita manualmente. Há um estábulo e as vacas precisam ser deixadas do lado de fora e trazidas de volta todos os dias. Łukasz compartilha essas tarefas com sua esposa: “Fazemos a maior parte do trabalho juntos. Ordenhamos as vacas juntos e fazemos todas as tarefas básicas relacionadas a elas. No que diz respeito à criação, Karolina trata da seleção de touros reprodutores para a inseminação de vacas do rebanho, analisando estudos genômicos e ordenha experimental. Ela também gerencia a documentação. Eu lido com cultivo de campo e alimentação animal na prática. "

Mudar a dieta

Imediatamente após tomar a fazenda de seus pais, eles enfrentaram grandes desafios com os resultados da produção. Um rebanho com genética muito boa e grande potencial de produção dava muito pouco leite. Além disso, freqüentemente havia problemas de reprodução ou mastite. Os jovens criadores rapidamente começaram a trabalhar com De Heus. “Nossos celeiros estão aqui desde 1970 e não pudemos investir em novas construções. E como não podíamos mudar a forma como os animais eram mantidos, decidimos ajustar sua dieta. Fiquei preocupado com as mudanças, mas decidi confiar em De Heus e em nosso consultor. A melhora veio muito rapidamente. Em dezembro de 2017, começamos a comprar nosso primeiro feed e testar nosso volumoso. Ao analisar a pesquisa, o conselheiro nutricional sugeriu como colher volumoso ou ajustar as rações para melhores resultados. "

Visão geral da fazenda

A saúde do rebanho levou ao aumento da produtividade

Nos últimos três anos, Łukasz e Karoline mudaram muito na criação. “E veja os resultados: começamos com cerca de 6.000 kg por lactação por ano para uma vaca e pensávamos que chegaríamos a 8.000-9.000 kg. Mas em dois anos, atingimos 10.500 kg por ano! ” Além de aumentar a produtividade, de forma simples e sem muito esforço, a saúde do rebanho também melhorou - há menos casos de mastite e se obtêm resultados reprodutivos muito melhores.

Seguimos o sucesso - tempo para novilhas e bezerros

Assim que obtivemos bons resultados na alimentação de vacas leiteiras, começamos a concentrar nossa atenção em novilhas e bezerros ", diz Łukasz. Os criadores cooperam com De Heus como uma fazenda de referência no programa de criação de bezerros Kaliber." Os efeitos foram visíveis a partir do primeiras lactações - novilhas em parto imediatamente começaram a produzir leite. Nos primeiros cem dias, eles deram cerca de 1.500-1.800 litros e depois chegamos a 3.000 litros. Novilhas de primeira cria deram cerca de 4.000 litros para a lactação e agora às vezes chegamos a 10.000 litros na primeira lactação, ou seja, em 305 dias. São resultados muito bons e os animais estão saudáveis, têm uma aparência excelente e concebem. Além do mais, bezerros ganham 1-1,25 kg por dia com novilhas leiteiras. Os bezerros crescem muito bem na fase inicial, então podemos trocá-los por forragem produzida em fazendas, o que tornou muito mais fácil para nós alimentar os animais e reduzir custos. "

Prelacto, a solução para o nosso desafio

“Gosto muito dos produtos para bezerros do programa Kaliber. Estávamos tendo muitos problemas com hipocalcemia. A solução acabou sendo a ração pré-parto Prelacto, que eliminou o problema. Agora temos custos significativamente menores relacionados à veterinária cuidado, fraqueza e mal-estar dos animais após o parto. "

‘Em dois anos, atingimos 10.500 kg por ano.’

Cooperação abrangente dá resultados

No entanto, trabalhar com De Heus não envolve apenas aconselhamento nutricional. “Começamos verificando que solo temos, que área administramos, que grãos podemos semear e como fertilizar. Conhecer as condições nos permite fazer uma ração de melhor qualidade e otimizar custos. Além disso, há amostragem, testes e implementação na ração. E análise contínua - o que pode ser melhorado ”, diz Łukasz.“ Um consultor não vende apenas ração. Eles realmente precisam saber tudo e pensar de forma abrangente. Eles também devem estar interessados ​​no efeito da implementação de seus conselhos e continuar a desenvolver novas soluções. O que valorizo ​​em nossa cooperação com De Heus é sua acessibilidade. Posso ligar para o meu conselheiro nutricional a qualquer momento. ” Ele acrescenta: “E isso é importante, porque nós criadores devemos estar vigilantes o tempo todo. Porque trabalhamos com material vivo e qualquer negligência pode causar problemas e gerar enormes prejuízos. Na verdade, uma falha pode anular os efeitos de muitos anos de trabalho. "

Sonhos tornados realidade - passo a passo

“Para nós, o maior desafio é reduzir os custos de produção. Investimos muito tempo nos animais, na genética, na melhoria das condições de vida, em um parque de máquinas, estamos ampliando a área da fazenda e o persistente baixo preço de compra da o leite torna o planejamento difícil. " Em 2017, na descrição dos funcionários da revista "Farmer", Łukasz Głuchowski escreveu: "Sonho com minha própria fazenda com gado leiteiro." O que um criador que sabe transformar sonhos em realidade sonha hoje? Karolina e Łukasz concordam: "Queremos um preço mais alto para o leite e sonhamos com um novo celeiro. Estamos constantemente expandindo o rebanho, construindo uma base de ração e definitivamente queremos construir uma nova instalação o mais rápido possível."