Qualificação de fornecedores: o que é importante saber?
As indústrias de alimentação animal têm buscado cada vez mais ferramentas para obter um produto de qualidade, mas para que isso seja possível, é fundamental saber eleger os fornecedores de matérias-primas e embalagens. O processo de escolha do fornecedor requer uma série de etapas, desde a qualificação inicial até o seu monitoramento contínuo.
Para iniciar a qualificação da matéria-prima é importante verificar se o seu uso é autorizado na alimentação animal, ou seja, esta deve constar na lista de matérias-primas, ingredientes e aditivos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou ser devidamente aprovada para o consumo humano. Após esta verificação, é imprescindível checar se o fornecedor da matéria-prima possui registro no MAPA ou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se está autorizado a distribuir a matéria-prima no órgão regulador local.
Devem também ser definidas as especificações do produto a ser recebido, estabelecendo os critérios de recebimento das matérias-primas, assim como os desvios analíticos que serão aceitos. Caso o produto recebido esteja fora da especificação, devem estar bem claras e registradas as ações que deverão ser tomadas.
É importante mencionar que a Qualificação de Fornecedores e Controle de Matérias-primas e de Embalagens é o primeiro Procedimento Operacional Padrão (POP) mencionado na Instrução Normativa nº 4 de 2007, deste modo, é obrigatória a implantação deste procedimento nos processos da indústria. A legislação não especifica os critérios que devem ser utilizados para o controle e qualificação das matérias-primas, deixando claro somente que devem existir de forma eficiente e capaz de garantir a inocuidade do produto final.
A rastreabilidade é um ponto que também deve ser levado em conta pois, é por meio dela que é possível identificar a origem de um produto desde o campo até os últimos processos dentro da fábrica, sendo possível ter o histórico completo do produto, garantindo, assim, a qualidade e a transparência dos insumos.
A qualificação de fornecedores não é uma tarefa simples e fácil, muitos são os fatores que devem ser avaliados e considerados, tais como os fatores técnicos até a preocupação quanto aos valores e princípios relacionados à empresa, sempre pensando na qualidade e segurança do produto final.
Fale com o nosso time
O Departamento de Regulatórios está à disposição para tirar qualquer dúvida.