Importância da fase de cria e recria na produção de ovos

10 julho 2023
-
4 minutos

O potencial das linhagens híbridas de galinhas poedeiras que temos atualmente é impressionante. Há cada vez mais casos de lotes que se aproximam de 500 ovos/ave em 100 semanas de idade. Obviamente, estas aves só conseguirão expressar todo esse potencial genético em condições ideais de nutrição, manejo e sanidade - os três pilares fundamentais da produção animal.

Por Carlos Billelo, Especialista Internacional em Aves

 

Estas condições ótimas, devem ser fornecidas durante todas as fases de vida do lote, desde o primeiro dia de alojamento até o final do ciclo produtivo. Todas as fases são importantes, mas o desempenho produtivo das poedeiras, dependerá em grande parte das fases de recria e recria, em especial.   

  

É muito importante atingirmos as metas semanais de peso e uniformidade recomendadas pela linha genética durante todo o período de crescimento. Com 18 semanas, quando as aves atingem a maturidade sexual, é tarde demais para fazer melhorias, ou seja, um lote ruim de frangas será um lote ruim de poedeiras. 

Durante as primeiras 6 semanas de vida, desenvolvem-se os órgãos internos - essenciais para uma boa fisiologia das aves. Além disso, o desenvolvimento do sistema digestivo é especialmente importante, sendo que 95% do desenvolvimento esquelético ocorre nas primeiras 12 semanas de vida. Ao final deste período, será definido o tamanho da ave e a estrutura óssea que ela terá para o resto de sua vida produtiva. Qualquer ganho de peso compensatório após esta idade, resultará em aves "gordas", uma característica indesejável em galinhas poedeiras. 

Muitas coisas acontecem entre 16 e 18 semanas: 

  • Começa a secreção de hormônios sexuais (maturidade sexual); 
  • Desenvolve-se o osso medular, um tipo de osso que só existe em fêmeas sexualmente maduras. Sua função é servir como uma fonte facilmente acessível de cálcio, que contribui para a formação da casca do ovo; 
  • A vacinação com vacinas inativadas e a transferência para o galpão de postura representam sério estresse para as aves. Conseguir um bom consumo de ração nesta fase costuma ser um grande desafio para o avicultor; 
  • É hora de decidir se a estimulação luminosa será iniciada ou não para que as aves comecem a postura, o que depende do peso médio e da uniformidade do lote. 
 
Considerações finais

A criação de futuras poedeiras é um processo complexo e que exige alto grau de profissionalismo por parte dos avicultores. O desempenho do lote de poedeiras dependerá muito do sucesso alcançado durante as fases de cria e recria. Portanto, o fornecimento adequado das condições ideais de criação e o acompanhamento dos parâmetros de desenvolvimento das frangas  são fatores-chave para que o lote de produção seja técnica e economicamente viável no futuro.