Alimentação ideal de matrizes de frangos de corte para produção de frangos ativos

16 agosto 2019
-
7 minutes

A excelente qualidade dos pintinhos é importante para o início adequado de um aviário de frangos de corte. Isso já começa durante a formação do ovo e do embrião na matriz de frangos de corte. Assim que o ovo para incubação é posto, todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião até a eclosão devem estar presentes. A própria matriz de frangos de corte e sua nutrição desempenham um papel importante nesse sentido. A De Heus, em cooperação com a Universidade de Wageningen, iniciou recentemente um extenso estudo de longo prazo sobre a influência da nutrição da matriz de frangos de corte na qualidade do pintinho.

Estudo Único

Para mamíferos e aves, foi demonstrado que a nutrição materna durante a gestação ou produção de ovos pode ter uma grande influência na vitalidade e saúde da prole. No entanto, quase nenhuma pesquisa foi conduzida em qualquer lugar do mundo sobre a nutrição de matrizes de frangos de corte em relação à qualidade dos pintinhos. A literatura atualmente disponível está frequentemente desatualizada e não mais aplicável à genética moderna ou às práticas de manejo atuais relacionadas. Além disso, as pesquisas conduzidas geralmente não enfocam na vitalidade e desempenho da prole, impossibilitando o estabelecimento de uma ligação direta entre a matriz de frangos de corte e sua prole. Este estudo torna isso possível. Outro aspecto único do estudo é que os diferentes elos da cadeia de abastecimento, criação, produção, ovos para incubação e granjas de frangos estarão conectados entre si.

Peso corporal e composição

Sabe-se que a composição ou os nutrientes do ovo para incubação são importantes para a qualidade do pintinho. Esses nutrientes podem ser provenientes de diferentes fontes. Os nutrientes podem ser depositados diretamente da ração no ovo, como gorduras e proteínas ou podem primeiro ser convertidos da ração em reservas corporais da matriz e daí para o ovo. A pesquisa mostrou que as matrizes de frangos de corte usam uma parte significativa de suas reservas corporais para botar um ovo. Portanto, é importante que as reservas corporais sejam suficientemente acumuladas e em equilíbrio adequado, caso contrário, isso pode ter efeitos adversos na qualidade do pintinho.

A primeira parte do estudo conduzido pela De Heus, portanto, examinará os efeitos da composição corporal da matriz de frangos de corte (= reservas corporais) e do peso corporal na composição do ovo para incubação e na qualidade do pintinho. As matrizes chegam à granja de pesquisa como pintos de um dia, após os quais serão criados de acordo com várias curvas de peso. Dietas diferentes, com proporção variável de energia para proteína, serão fornecidas dentro dessas curvas de peso. Variando o conteúdo de energia e a relação energia / proteína, podemos variar a composição corporal das matrizes de frangos de corte. Por fim, mediremos o impacto que isso tem na composição do ovo para incubação e/ou na qualidade do pintinho.

Medições são a chave para o conhecimento

Neste estudo, várias medições diferentes serão realizadas em uma ampla faixa de momentos críticos. Por exemplo, não apenas o peso corporal e a composição das matrizes serão medidos, a produção de ovos curáveis, fertilidade, eclodibilidade e comportamento também serão medidos. A composição dos ovos produzidos pelas matrizes será determinada. No nascimento, a qualidade dos pintinhos será medida imediatamente. Fazemos isso avaliando a vitalidade, o peso, a atividade e a absorção residual da gema. Na última etapa da cadeia, pintos de um dia serão colocados no centro de pesquisa para frangos de corte e acompanhados até a idade de abate. Durante este período, numerosas observações serão feitas para determinar o efeito da nutrição da matriz na prole.

De Heus e Wageningen UR

Esta pesquisa científica abrangerá um período total de quatro anos e será realizada em cooperação com a Universidade de Wageningen. Isso permite combinar o conhecimento científico da universidade com o conhecimento prático e a experiência da De Heus na área de alimentação e manejo.

Aplicação na prática

Esperamos ter todos os resultados da primeira parte do estudo até meados de 2020. Esses resultados formarão a base para a pesquisa de acompanhamento dentro do projeto. Além disso, poderemos usar os resultados desta parte do estudo para ajustar a nutrição durante os períodos de recria e produção, de modo que tanto a matriz quanto a prole serão alimentados de maneira ideal. Desta forma, poderemos garantir uma alta qualidade dos pintinhos e uma efetiva vitalidade dos frangos de corte oriundos das matrizes de nossos clientes.