Introdução ao programa Responsible Feeding

05 junho 2021

À medida que a população mundial continua a crescer - para uma estimativa de 9,8 bilhões de pessoas em 2050 - aumenta também a necessidade de acesso a alimentos saudáveis, seguros e a preços acessíveis. O World Resources Institute (WRI) estima que haverá um aumento de 56% na demanda global por alimentos e de quase 70% na demanda por alimentos de origem animal. 

Para atender à demanda esperada por alimentos seguros e saudáveis nos próximos anos, precisamos que nossas cadeias produtivas de alimentos se tornem mais eficazes e sustentáveis. Devemos intensificar as práticas agrícolas nos países onde o setor agrícola é menos desenvolvido para reduzir o desmatamento, aumentar rendimentos em terras improdutivas, promover o desenvolvimento econômico e reduzir a pobreza. Ao mesmo tempo, devemos melhorar a sustentabilidade das práticas agrícolas em países onde o setor agrícola é altamente desenvolvido para impulsionar a inovação e minimizar os efeitos negativos sobre o clima, o meio ambiente e as comunidades locais.

 

O programa Responsible Feeding 

Para traduzir a visão da De Heus sobre sustentabilidade, foi desenvolvido o Responsible Feeding, o nosso programa de sustentabilidade de longo prazo que envolve clientes, fornecedores, colaboradores, a sociedade de forma geral e o meio-ambiente, permitindo criar valor sustentável em toda a cadeia alimentar, além de apoiar os produtores com os nossos programas nutricionais.

 

Metas de desenvolvimento sustentável 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados em 2015 pela Organização das Nações Unidas como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Trata-se de uma agenda de ação até 2030, com 17 Objetivos e 169 metas construídas sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

Os ODS são integrados e indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Eles estimularão a ação para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta e abrangem um conjunto mais amplo de temas que os ODM no que diz respeito à saúde.

Na De Heus, temos orgulho de contribuir para a realização destes objetivos e para orientar melhor nossas atividades na jornada rumo à sustentabilidade, desenvolvemos nossa própria estratégia - o programa de Responsible Feeding, com base nos ODS e na
combinação de nossos pontos fortes com um olhar mais atento sobre os escopos de nossas atividades.

Iniciar novas operações em países onde o setor agrícola ainda está se desenvolvendo gera oportunidades para os agricultores locais, que têm acesso a rações de alta qualidade ou podem vender matérias-primas localmente. Isso fortalece as economias locais e atua como um volante para o desenvolvimento das comunidades locais. A inauguração da primeira fábrica polivalente de produção de alimentos para animais por uma empresa europeia no Gana no outono de 2020 é um exemplo desta contribuição.

 

Desafios globais 

Alimentar o mundo sem destruí-lo é a grande questão dessa metade do século. O estudo feito pelo World Resources Institute (WRI) analisou soluções para responder a três desafios principais: a segurança alimentar de 10 bilhões de pessoas em 2050, a redução das emissões de gases-estufa e o controle da expansão das terras agrícolas sobre áreas de preservação.

Este é um desafio para os agricultores e as empresas responsáveis ​​pelas cadeias produtivas de alimento no mundo. Um desafio que devemos enfrentar nas próximas décadas.

 

Feed for Food 

Nossa ração animal é eficientemente convertida em proteína animal. Por meio do compartilhamento de recursos e conhecimento, melhoramos continuamente a conversão de ração animal em proteína animal e profissionalizamos os negócios dos agricultores. Contribuímos para a acessibilidade de alimentos seguros e nutricionais, produzidos de forma responsável.
O pilar abrange atividades nos temas: Segurança alimentar, Valor nutricional, Conversão de ração, Saúde Animal, Redução do uso de antibióticos e Indústria de alimentos de fluxos residuais.

 

Cadeia de suprimentos sustentáveis 

Buscamos o uso eficiente dos recursos naturais e a redução das emissões de GEE na produção e logística de ração para animais. Compartilhamos informações e conhecimentos com os agricultores e colaboramos com os principais parceiros da cadeia de suprimentos de proteínas animais para tornar nossa cadeia mais sustentável,
desenvolvendo novas práticas agrícolas e conceitos de negócios.

O pilar abrange atividades nos temas: Circularidade das matérias-primas, Emissões de energia e GEE, Água e resíduos, Ecossistemas e Biodiversidade, Bem-estar animal, Rastreabilidade e transparência.

 

Estímulo às comunidades 

Somos ativos em todo o mundo. Por meio de nossas atividades principais, agregamos valor econômico e social às comunidades locais. Fortalecemos a posição econômica e apoiamos o desenvolvimento pessoal dos agricultores-empreendedores e de suas famílias. Iniciamos programas de desenvolvimento local para criar valor sustentável para
comunidades e economias locais.
O pilar abrange atividades nos temas: Comunidades locais, Economias locais, Desenvolvimento sustentável, Educação, Serviços sociais e infraestrutura, Empreendedorismo.

 

Desenvolvimento dos colaboradores 

Oferecemos um ambiente de trabalho seguro e inspirador para nossos funcionários, estimulamos ativamente o aprendizado ao longo da vida e capacitamos nossos funcionários a contribuir positivamente para a sociedade. 
O pilar abrange atividades nos temas: Consciência da CSR, Condições de trabalho, Integridade e inclusão, Desenvolvimento profissional, Liderança pessoal, Empoderamento.