Como chegar a 1 kg de ganho de peso por dia na engorda de suínos

02 janeiro 2022

A performance da suinocultura brasileira aumentou acentuadamente nos últimos anos. Apesar desse aumento, 1 kg de ganho de peso em suínos ainda permanece difícil de alcançar e apenas um número limitado de produtores conseguirem atingi-lo. Contudo, devido à seleção genética para o crescimento, novas linhagens de fêmeas e machos e o avanço em nutrição e a profissionalização do setor, cada vez mais este alvo poderá ser alcançado.

O valor do desempenho

Do ponto de vista econômico, o custo médio por gramas de ganho de peso é variável. O impacto da conversão alimentar em suínos é muito mais decisivo para o resultado operacional final. No entanto, existem muitos exemplos em que o valor do ganho de peso na engorda de suínos é claramente mais alto. Com 150 g extras de ganho de peso, cerca de 17 dias ficam disponíveis nas instalações e esses dias podem ser valiosos, como por exemplo, em propriedades em que o espaço para suínos em terminação é limitado ou mesmo em sistemas integrados. Nestes casos, o valor do desempenho dos suínos pode aumentar significativamente.

 
Tudo tem que estar certo!

Para chegar a este desempenho, tudo tem que estar bem ajustado: instalações, higiene, saúde, clima, gestão e uma nutrição adequada para suínos. Se estes pontos de partida não estiverem corretos e alinhados, de nada vai adiantar.

 
O papel da nutrição no crescimento dos suínos e o sistema GPS da De Heus

A nutrição desempenha um papel importante no período de crescimento dos suínos. Um animal cresce através de proteínas, gordura, minerais e, principalmente, água. Além disso, a ingestão de proteínas é quatro vezes mais eficiente do que a ingestão de gorduras. Isso porque em um grama de proteína também são armazenados quatro gramas de água e com a gordura são apenas 0,2 gramas. A deposição proteica ocorre a partir dos aminoácidos e energia. Usando o modelo de crescimento GPS da De Heus, é possível estimar os requerimentos de aminoácidos, minerais e energia e ajustar o melhor consumo de ração dos suínos de acordo com o desempenho estimado. Além disso, você pode usar o GPS para avaliar e comparar se a ração e as matérias-primas utilizadas estão ajustadas para garantir a melhor performance da granja para o produtor de suínos.

 
A importância de uma boa fórmula de ração para suínos

Uma boa ingestão de alimentos é essencial para obter os nutrientes suficientes diariamente. Além disso, granjas de alto desempenho quase sempre têm os dados de consumo do plantel bem controlados e alta sanidade, entre outros fatores. Como resultado, o consumo de energia é reduzido entre 10% e 15% em todas as fases do suíno, bem como também são menores os requisitos de manutenção. No entanto, a conversão alimentar por quilograma de crescimento não é necessariamente menor como resultado. Uma melhora na ingestão de alimentos dos suínos significa que os bebedouros também precisam fornecer água de maneira eficiente, uma vez que o consumo do alimento é influenciado pelo consumo de água. Um bom abastecimento de água é, portanto, essencial.

Você pode analisar a performance da sua granja e compará-la aos melhores resultados possíveis. Em apenas 3 minutos, você recebe um relatório personalizado preparado por nossos técnicos.

Faça um Scan Virtual da sua granja
A importância do manejo para ter um bom consumo de ração

Um bom consumo diário de ração para suínos é alcançado, entre outras coisas, através de um bom manejo. Isso começa imediatamente com oferta de ração incluindo também o ajuste dos comedouros, controle de luz, uma adequada transição alimentar da ração de creche para a engorda e a palatabilidade da ração.

 

Muita atenção ao fósforo e cálcio

O fósforo e o cálcio desempenham um papel importante na formação das proteínas e no desenvolvimento dos ossos. O uso de enzimas, principalmente a fitase, é crucial, pois ela é responsável por cerca de 50% do suprimento de fósforo digestível. Para processar isso, boas instalações e controle são essenciais Afinal, se você deseja atingir 1kg de ganho de peso na engorda de suínos, não pode perder um dia.

 

Obtenha o máximo desempenho dos suínos na fase da engorda:

1. Receba os leitões com a estrutura limpa, desinfetada e seca.
2. Certifique-se de que alimentos e água potável estão disponíveis imediatamente.
3. Um leitão saudável é metade da batalha.
4. Escolha a genética que tenha um bom crescimento.
5. Fornecer locais de comida e bebida suficientes, sendo: um comedouro para até oito animais e um bebedouro para até dez animais.
6. Seja crítico com o clima: seque e aqueça quando necessário e ventile sempre que precisar – o bom manejo das cortinas é muito importante.
7. Forme pequenos grupos, se possível.
8. Faça a checagem diária de vazão de água nos bebedouros.
9. Se possível, sempre trabalhar com o sistema all in/all out.

Alguma dúvida? Entre em contato.

Atendimento personalizado, garantindo a melhor performance das granjas e a lucratividade do produtor

Daniel Gracioli e Gabriela Cavalaro