Home / Artigos / Redução dos problemas relacionados ao desmame dos leitões

Redução dos problemas relacionados ao desmame dos leitões

- O período de desmame dos leitões implica em uma mudança no ambiente e na nutrição destes, resultando em uma redução da função intestinal. Este artigo descreve os desafios desta fase e o que pode ser feito para amenizá-las por meio de um eficiente e estratégico manejo nutricional.

O intestino possui importantes funções ao organismo, entre as principais, a digestão e absorção de nutrientes e barreira contra possíveis patógenos. O leite da porca é rico em nutrientes, principalmente energia. O incomodo gerado com a mudança no ambiente e separação da mãe, faz com que os primeiros dias ao desmame sejam os mais sensíveis para este animal, entre os principais motivos, está a redução em ingestão de alimento. A ingestão de energia dos leitões por meio da ração após o desmame é muito menor do que a ingestão durante a lactação, acarretando uma redução no tamanho das vilosidades intestinais, causando uma diminuição na digestão e absorção dos nutrientes. Por isso, uma nutrição de qualidade desempenha um papel importante nesta fase!

Devido à atrofia das vilosidades intestinais, há menos células intestinais para absorver nutrientes e água. Esta absorção é reduzida e por consequência, observamos um aumento na quantidade de nutrientes não digeridos no lúmen intestinal. As bactérias patogênicas, por sua vez, aproveitam-se deste conteúdo e proliferam, aumentando o risco de diversos problemas de saúde durante todo o período de crescimento dos leitões. Situações de estresse devido à redução de consumo de ração pós desmame também acarretam fragilidade entre as células intestinais, sendo uma porta de patógenos indesejáveis à corrente sanguínea, causando infecções e reduzindo a eficiência produtiva dos animais.

 Estratégia de alimentação para leitões!

O período de desmame dos leitões acontece normalmente entre 3 a 4 semanas de vida. Para auxiliar o desenvolvimento e maturação intestinal dos leitões, a De Heus Nutrição Animal possui produtos e estratégias nutricionais que podem ser utilizadas desde os primeiros dias de idade e que reduz os incômodos causados pelo desafiador período pós desmame, sustentando o desenvolvimento dos animais. Uma nutrição adequada contribuirá para a manutenção da saúde dos animais, favorecendo a obtenção do máximo potencial produtivo e melhores resultados econômicos!

Se você quiser aprender mais sobre a saúde intestinal de leitões e a como mantê-los saudáveis no período de desmame e pós-desmame, entre em contato com a equipe técnica De Heus mais próxima de você ou envie-nos suas dúvidas.